Curvar em Segurança ....! (contra esterço e muito mais)
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Curvar em Segurança ....! (contra esterço e muito mais)
Como curvar de MOTO (conteresterço)
Sabem o que é, sabem fazer correctamente ?
Ao contrário dos veículos de 4 rodas, os motociclos não podem iniciar uma mudança de direcção voltando o guiador/volante para o lado para o qual pretendem voltar porque tal manobra tende a tombar o motociclo para o lado contrário devido à falta de apoio lateral para fazer face à centrífuga. Quantos condutores habilitados pela "cat. B" para motos 125cc estão cientes disto?
A forma de equilibrar a centrífuga com a falta de apoio dum motociclo numa curva é mover o centro de massa (CM) do conjunto motociclo+condutor para o lado interior da curva. A alteração de posição do CM é realizada com especial eficácia através da inclinação lateral do motociclo, à qual pode ser adicionada ainda a movimentação lateral do corpo do condutor para o mesmo lado. A centrífuga é essa pseudo-força que impede a moto de curvar como um carro de 4 rodas.
Ao inclinar a moto para o lado interior da curva, o que está a acontecer é um equilíbrio entre as componentes laterais da centrífuga (matematicamente descrita por m*v^2/r) e do peso (m*g) exercidas no CM. Quando os módulos dessas forças são iguais a moto está em equilíbrio dinâmico e curva mantendo a inclinação sem cair.
Cá está o equilíbrio de forças num biciclo a curvar: as componentes laterais da centrífuga e do peso, ou componentes normais. Quando os seus módulos (valor absoluto), ou os respetivos momentos (torques) se equivalem, a moto está em equilíbrio e curva e não cai.
Para retomar a posição vertical bastará exercer-se força no guiador no sentido da curva, o que faz acontecer o processo inverso, fazendo com que a centrífuga seja maior do que o peso, e a moto volta a ficar direita.
Fonte: Facebook Ciência Rodoviaria
Boas curvas
Última edição por _AXE_ em fevereiro 6th 2017, 12:43, editado 3 vez(es)
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Curvar em Segurança ....! (contra esterço)
Este filme é grande, mas eu aconselho vivamente a verem!!
Quem não tem experiência, ou mesmo quem a tem, (ou pensa que sim) e quer perceber como se curva, o que se deve ou não fazer......mesmo depois de tudo o que já foi dito, vejam este filme com bastante atenção, irão aprender algo certamente !!!
Clicar para ver -->VIDEO
Boas curvas
Última edição por _AXE_ em maio 14th 2016, 14:36, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Praticando o contraesterço
Praticando o contraesterço em viagens de moto.
Uma forma eficaz de reduzir o desgaste do corpo em viagens longas é aplicar algumas técnicas que facilitam a condução e tornam a condução mais segura, principalmente para motos pesadas. Uma dessas técnicas é o contraesterço. Com ele, a moto faz a curva de forma mais precisa, mantém a velocidade e nosso corpo utiliza um mínimo de força na manobra.
O contraesterço ocorre como reação da moto ao efeito giroscópico das rodas, que surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. Ele ocorre porque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, na busca de retomar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário, forçando o alinhamento.
Em velocidades baixas, conduzimos virando o guiador para a direção onde desejamos ir, mas em velocidades mais altas, ao utilizar o contraesterço, fazemos o contrário, viramos o guiador para o lado oposto ao que queremos ir. Com isto, a moto se inclina para o lado interno da curva, sozinha, seguindo para a direção que a moto inclinar. Ou seja, nós viramos o guiador para o lado "errado" da curva, para que a moto vá para o lado "certo".
Veja no vídeo abaixo uma demostração de como funciona o processo em câmera lenta. Observe principalmente no final como o piloto Casey Stoner vira a roda dianteira para o lado contrário da curva, aproveitando ao máximo o recurso para não precisar diminuir a velocidade e fazer a curva com a moto totalmente sob controle.
Resumindo: quando se empurra (note que é empurrar e não inclinar) o guiador para o lado esquerdo, a moto se inclina para a direita e vai para a direita.
Este efeito pode ser observado com a moto parada: com ela na vertical, vire o guiador para um lado até o batente. Ela tenta "cair" para o lado contrário. O mesmo vale para qualquer velocidade. A diferença é que, quanto mais rápido a moto estiver, maior vai ser a intensidade do contraesterço e a moto fará a curva mais "no chão".
O contraesterço pode ser aplicado para vários objetivos:
==» Desviar a trajetória;
==» Direcionar a moto na curva;
==» Recolocar a moto de volta na posição vertical após a curva;
==» Corrigir derrapagem de traseira;
==» Recuperar a trajetória na curva;
==» Fazer ultrapassagens;
Experimente, numa estrada com pouco movimento, reduza a velocidade para 60 km/h, por exemplo, e mesmo numa reta, tente mentalizar que existe um obstáculo na estrada e quando estiver chegando nele, empurre um pouco (bem pouco) um dos lados do guiador. A moto vai tombar para o lado contrário e tenderá a ir para este lado que tombar.
Pratique algumas vezes e comece a observar como você faz as curvas. Descobrirá que, sem ter noção ou conhecimento da técnica, você já executa o contraesterço, mas tendo consciência dos seus efeitos, suas curvas serão muito melhores e mais seguras.
Fonte:Motociclista Hélio Rodrigues Silva
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Re: Curvar em Segurança ....! (contra esterço e muito mais)
Acho que ja havia um topico sobre o assunto
Em todo o caso, sim e assim que se deve conduzir
Fazer força no punho esquerdo (e não puxar/virar) para fazer curvas a esquerda e fazer força no punho direito (para a frente) para se virar para a direita. Basta estar a mais de 40/50kmh para usar " a contra brecagem".
Se o fizerem irão ver que passam a conduzir muito mais seguros
Boas curvas
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Re: Curvar em Segurança ....! (contra esterço e muito mais)
É tecnica que tenho tentado interiorizar, e funciona lindamente ,só falta mecanizar...mas chego lá
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Re: Curvar em Segurança ....! (contra esterço e muito mais)
Tópicos fundidos
Tem muito para aprender, muito para perceber, mas e exactamente assim que se deve conduzir
Vejam os filmes, reparem nas imagens e "tentem praticar" ... inicialmente devagar e com cuidado, depois com o tempo irão absorver o mecanismo naturalmente.
Espero ter ajudado
NOTA IMPORTANTE:
O contra esterço (Countersteering) não e para andar em competição, não e para andar em corridas, mas sim para ser usado diariamente, pois faz-se e usa-se este modo ate a conduzir devagar!!
Usem-no e verão que a condução torna-se bem mais simples!
Boas curvas
Tem muito para aprender, muito para perceber, mas e exactamente assim que se deve conduzir
Vejam os filmes, reparem nas imagens e "tentem praticar" ... inicialmente devagar e com cuidado, depois com o tempo irão absorver o mecanismo naturalmente.
Espero ter ajudado
NOTA IMPORTANTE:
O contra esterço (Countersteering) não e para andar em competição, não e para andar em corridas, mas sim para ser usado diariamente, pois faz-se e usa-se este modo ate a conduzir devagar!!
Usem-no e verão que a condução torna-se bem mais simples!
Boas curvas
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Keith Code - A Twist of the Wrist Vol. 2
Aqui há uns tempos encontrei um video interessante pelo Youtube, até já o tinha postado noutro fórum, mas aqui ainda não!
O "A Twist of the Wrist do Keith Cole", chamado a biblia das curvas, achei bastante interessante! É uma hora e meia a falar e mostrar muitos pontos e dicas para andar melhor de mota principalmente em curva. Aborda desde a contra-brecagem, aceleração na saída das curvas, distribuição de peso entre as rodas nas curvas, etc.
Está legendado em Português Brasileiro, o que é um pouco estranho às vezes, mas habituamos nos depressa!
O "A Twist of the Wrist do Keith Cole", chamado a biblia das curvas, achei bastante interessante! É uma hora e meia a falar e mostrar muitos pontos e dicas para andar melhor de mota principalmente em curva. Aborda desde a contra-brecagem, aceleração na saída das curvas, distribuição de peso entre as rodas nas curvas, etc.
Está legendado em Português Brasileiro, o que é um pouco estranho às vezes, mas habituamos nos depressa!
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Re: Curvar em Segurança ....! (contra esterço e muito mais)
Juntei esse topico a este pois acho que é como um complemento/actualização...
Se forem mais atrás irão ver que tinha inserido o 1º video desse tema Twist of the Wrist Vol. I, mas que entretanto foi removido... (até acho que é igual ao Vol II )
Bela info
Boas curvas
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Re: Curvar em Segurança ....! (contra esterço e muito mais)
zepedro escreveu:Aqui há uns tempos encontrei um video interessante pelo Youtube, até já o tinha postado noutro fórum, mas aqui ainda não!
O "A Twist of the Wrist do Keith Cole", chamado a biblia das curvas, achei bastante interessante! É uma hora e meia a falar e mostrar muitos pontos e dicas para andar melhor de mota principalmente em curva. Aborda desde a contra-brecagem, aceleração na saída das curvas, distribuição de peso entre as rodas nas curvas, etc.
Está legendado em Português Brasileiro, o que é um pouco estranho às vezes, mas habituamos nos depressa!
Boa informação zé..
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