DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem
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DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem
Decidi deixar aqui uma dica muito simples e que pode ajudar imenso, principalmente em estradas que não conhecem.
Resume-se ao seguinte, se não conhecem a trajectória de uma curva, entrem nela o mais ao centro da estrada (por outras palavras, mais à esquerda dentro da vossa via) possível, de modo a estarem o mais afastados possível das bermas.
Apesar de nem sempre ser a melhor trajectória para fazer a curva o mais rápido possível, isto irá-vos trazer um grande benefício na estrada: Visibilidade.
Como estão mais afastados da berma, conseguem ter melhor ângulo de visão para dentro da curva, com isto:
- Com isto conseguem calcular melhor o ângulo da mesma;
- Por sua vez melhor trajectória;
- Conseguem antever obstáculos na mesma (sujidade, areia, um carro a vir meio fora de mão), porque estão a ver mais para dentro da curva;
- Conseguem antever melhor se a curva encurta (se não vêm a curva a terminar, provavelmente vai encurtar ainda mais...);
- Conseguem ter mais tempo para reagir, e incluindo abrandar, principalmente se já forem condutores com alguma experiência e se tiverem à vontade com travagens ao entrar na curva (a técnica chama-se Trail-Braking, mas isto fica para outro contexto).
Peço desculpa pelo desenho que fiz no 'paint' assim meio rasurado, mas serve para exemplificar (amarelo = área de visibilidade, traço = trajectória):
Entrada menos segura de entrar numa curva que se desconhece:
Entrada mais segura:
Uma imagem com os dois exemplos:
Vêm a diferença de trajectórias? E de visibilidade que teria, e a suavidade de uma linha versus outra?
- Como teria mais visibilidade, não era apanhado tão de surpresa;
- Acaba por fazer uma melhor trajectória, não teria de inclinar tanto, curva feita com maior suavidade e segurança.
Repito, pode nem sempre ser a melhor trajectória para efectuar uma curva o mais rápido possível, mas na maior parte dos casos é a maneira mais segura, e na estrada, penso que seja o principal.
Qualquer dos casos, não invalida por completo os riscos por abusos para estrada que não se conhece, e a precaução é a vossa maior amiga.
Na estrada, se conhecem, contem com todos os obstáculos possíveis, carros que se podem atravessar, cruzamentos, alguém que parou a seguir ou a meio da curva (às vezes acontece), areia ou água, etc.
Se não conhecem, dupliquem ou tripliquem estes cuidados. Nunca andem rápido nem a testar as vossas capacidades em estradas que não conhecem, que é meio caminho andado para correr mal.
Se sabem 100%, andem a 70, 60, 50, ou até mesmo 40% das vossas capacidades em caso de dúvidas sobre a estrada e dependendo da vossa experiência, toda esta margem de erro, poderá ser-vos útil em caso de imprevistos.
Resume-se ao seguinte, se não conhecem a trajectória de uma curva, entrem nela o mais ao centro da estrada (por outras palavras, mais à esquerda dentro da vossa via) possível, de modo a estarem o mais afastados possível das bermas.
Apesar de nem sempre ser a melhor trajectória para fazer a curva o mais rápido possível, isto irá-vos trazer um grande benefício na estrada: Visibilidade.
Como estão mais afastados da berma, conseguem ter melhor ângulo de visão para dentro da curva, com isto:
- Com isto conseguem calcular melhor o ângulo da mesma;
- Por sua vez melhor trajectória;
- Conseguem antever obstáculos na mesma (sujidade, areia, um carro a vir meio fora de mão), porque estão a ver mais para dentro da curva;
- Conseguem antever melhor se a curva encurta (se não vêm a curva a terminar, provavelmente vai encurtar ainda mais...);
- Conseguem ter mais tempo para reagir, e incluindo abrandar, principalmente se já forem condutores com alguma experiência e se tiverem à vontade com travagens ao entrar na curva (a técnica chama-se Trail-Braking, mas isto fica para outro contexto).
Peço desculpa pelo desenho que fiz no 'paint' assim meio rasurado, mas serve para exemplificar (amarelo = área de visibilidade, traço = trajectória):
Entrada menos segura de entrar numa curva que se desconhece:
Entrada mais segura:
Uma imagem com os dois exemplos:
Vêm a diferença de trajectórias? E de visibilidade que teria, e a suavidade de uma linha versus outra?
- Como teria mais visibilidade, não era apanhado tão de surpresa;
- Acaba por fazer uma melhor trajectória, não teria de inclinar tanto, curva feita com maior suavidade e segurança.
Repito, pode nem sempre ser a melhor trajectória para efectuar uma curva o mais rápido possível, mas na maior parte dos casos é a maneira mais segura, e na estrada, penso que seja o principal.
Qualquer dos casos, não invalida por completo os riscos por abusos para estrada que não se conhece, e a precaução é a vossa maior amiga.
Na estrada, se conhecem, contem com todos os obstáculos possíveis, carros que se podem atravessar, cruzamentos, alguém que parou a seguir ou a meio da curva (às vezes acontece), areia ou água, etc.
Se não conhecem, dupliquem ou tripliquem estes cuidados. Nunca andem rápido nem a testar as vossas capacidades em estradas que não conhecem, que é meio caminho andado para correr mal.
Se sabem 100%, andem a 70, 60, 50, ou até mesmo 40% das vossas capacidades em caso de dúvidas sobre a estrada e dependendo da vossa experiência, toda esta margem de erro, poderá ser-vos útil em caso de imprevistos.
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Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem
A forma mais segura... É atrás do _AXE_!!
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Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem
Mais um belo tópico
Helder Cruz escreveu:A forma mais segura... É atrás do _AXE_!!
Tbm é verdade
Normalmente, ando com o meu detector de curvas/inclinação e velocidade, sentada no banco de trás
Se roçar o descanso em alguma curva, já sei que levo logo no K7 (capacete) uma traulitada
Mas normalmente, quem anda a trás de mim está sempre em segurança
Boas curvas
Convidado- Convidado
Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem
Bom tópico Moxas!
Abraço
Abraço
Convidado- Convidado
Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem
"Se roçar o descanso em alguma curva, já sei que levo logo no K7 (capacete) uma traulitada "
Realmente...tenho o pneu de trás no limite no lado direito e do lado esquerdo não consigo.
O descanso lateral nesta mota roça com muita facilidade... E mais ando sozinho...
Realmente...tenho o pneu de trás no limite no lado direito e do lado esquerdo não consigo.
O descanso lateral nesta mota roça com muita facilidade... E mais ando sozinho...
Convidado- Convidado
Re: DICA: Como fazer as curvas em segurança em estradas que não conhecem
É normal roçar mais com o esquerdo do que com o direito.
Fazemos ais curvas para a esquerda , devido às rotundas e também é o nosso inconsciente que dá mais segurança.
Se fizer-mos uma curva para a esquerda e se "nos espalhar-mos" vamos parar à berma, se for para a direita e "nos espalhar-mos podemos ir encontra algo que venha na faixa contraria ... daí o nosso inconsciente nos dar mais segurança para a esquerda...
Boas Curvas
Convidado- Convidado
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