DownTown Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tradutor
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Ir para baixo

Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS Empty Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Mensagem  Convidado setembro 1st 2016, 02:14

Olá companheiros!

Venho transmiti-vos o meu último melhoramento (dos poucos que fiz até agora na minha DT, que foram: Gel e espuma visco-elástica para melhorar o conforto do banco, filtro lavável BMC, vela NGK CR7 EIX iridium, top-case GIVI V46 com encosto, deflector PUIG no para-brisas e proteções dos punhos/manetes Acerbis dual road).
Dado ter lido e ouvido bastantes relatos sobre o melhoramento das performances da DT 300i apenas pela substituição dos roletes de origem no variador, mandei vir de um site holandês, importador dos Dr Pulley para a Holanda, o conjunto de 8 roletes Dr. Pulley SR2012/8 13,5 gr + 4 deslizadores SP2012 AA  pelo preço de 38 €, pois foi onde encontrei o preço mais barato para o conjunto. O pior foram os custos de transporte que ficam em + cerca de 18 € (!!!). Mas roletes de 13,5 gr só encontrei neste site e no alemão. Mas mesmo assim fica bastante mais barato do que mandar vir do site alemão representante do Dr. Pulley, e principalmente porque além disso este não tinha deslizadores disponíveis para a minha DT 300i (só tinha os 8 roletes a 41,60 € + portes).
Paguei por Pay Pall, mas o processo de envio demorou bastante. Como ao fim de 22 dias ainda não tinham chegado, reclamei (sempre por e-mail), foram muito atenciosos e confirmaram não ser normal a demora, pelo que se disponibilizaram a reembolsar-me do valor pago ou então podiam remeter novo conjunto. Optei pelo envio de novo conjunto.
Ao fim de cerca de + 15 dias recebi esta 2ª remessa, mas verifiquei que os roletes eram de 13,0 gr e não 13,5 gr como encomendei. Embora tenha reclamado, recebi uma resposta um tanto ambígua que não aprofundei e, como já tinha esperado tanto resolvi montar os roletes de 13 gr mais os deslizadores. Tarefa fácil desde que se tenham as ferramentas apropriadas. Como eu não tinha socorri-me de um companheiro que prontamente me as emprestou e ensinou a fazer a operação. Aproveitou-se para limpar bem o variador, trocar os roletes e os deslizadores, e operação não demorou mais de 2 h., talvez menos.
Ainda não tive oportunidade de fazer grande teste, mas posso adiantar que a scooter ficou com uma resposta substancialmente mais rápida até sensivelmente aos 110 km/h, mas a partir daí pareceu-me (não é uma certeza pois não tive oportunidade de grandes velocidades aqui em Lisboa) que chegava aos 140 km/h talvez mais devagar, e numa descida chegou, difícil e lentamente aos 15_ (não sei se continuasse a descer ainda aumentaria mais um pouco de velocidade ??, duvido). Portanto em velocidade talvez não tenha ganho (era sensivelmente a velocidade que ela fazia anteriormente), sendo talvez mais lenta a atingir o máximo a partir dos 110-115 km/h, como referi.
Uma outra diferença clara foi ao nível das rotações do motor para as mesmas velocidades. Anteriormente em recta a 140 km/h o conta rotações não passava das 7.800 rot./min., e a descer a 150 km/h, mantinha mais ou menos as mesmas 7.800 rot./min, apenas aumentava de velocidade lentamente. Com estes roletes Dr. Pulley de 13,0 gr, a 140 km/h passou para 8.000 rot./min. e a 150 km/h chegou ás 8.100 rot./min. Reparei também que para velocidades mais baixas a rotação do motor passou também claramente a ser maior para a mesma velocidade (antes e depois da alteração, claro), mas não tenho números para referir.
Pois numa primeira conclusão (sujeita a melhor confirmação) julgo que para quem faça predominantemente cidade esta gramagem dos roletes parece-me muito boa, pois a scooter parece ter bastante mais genica.
Mas no meu caso, acho que já tinha genica de sobra na cidade, pretendia era um pouco mais de velocidade de ponta (não é que precise de mais de 140 km/h., mas gostava de poder ir a essa velocidade sem ter de ir com o acelerador ao máximo).
Assim, julgo que vou mesmo precisar de maior gramagem dos roletes: 13,5 gr ou mesmo 14,0 gr (representam 13% e 10%, resectivamente, do peso dos originais que, no caso da DT 300i, são de 15,5 gr). No site do Dr. Purlley recomendam 10 a 15% de peso a menos que os de origem. Por isso eu tinha encomendado 13,5 gr, que se situam num valor intermédio entre -10 e -15 %, e também porque várias pessoas me aconselharam essa gramagem intermédia.

Pois não é que hoje me chegou a 1ª remessa do conjunto de 8 roletes Dr. Pulley SR2012/8 13,5 gr + 4 deslizadores SP2012 AA que andou perdida por Espanha (?), e ao fim de mais de 40 dias acabou por ser entregue  em minha casa!!! Claro que vou ter de devolver, pois só paguei 1 conjunto (mas terei que ser eu a pagar os portes de devolução??? tenho de me esclarecer melhor). Mas fui verificar a gramagem dos roletes e estes são mesmo de 13,5 gr, como eu tinha encomendado, por isso vou ter novo trabalho de substituir os de 13,0 gr por estes, e devolverei os de 13,0 gr. + os deslizadores.

Quando tiver testado os roletes de 13,5 gr direi as minhas conclusões, mas serão estes certamente preferíveis aos de 13,0 gr, pois quanto maior peso mais velocidade de ponta e não tanta aceleração (mas sempre mais rápida que com os de origem), menor peso conduz a acelerações mais rápidas mas menos velocidade máxima. Talvez o peso certo para o meu caso seja mesmo os 14 gr. ???, mas julgo que com os de 13,5 gr. já ficarei mais satisfeito.

Espero que esta minha experiência possa ser útil para algum companheiro, e é nesse sentido que coloquei este tópico.

Até breve e boas curvas
::MAXI
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS Empty Re: Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Mensagem  Convidado setembro 1st 2016, 09:37


E que tal abrir um DB ???


DB = Diário de Bordo


Depois já leio e comento ....


avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS Empty Re: Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Mensagem  Convidado setembro 1st 2016, 12:45



Pois é , essa confusão de vem encomenda, não vem ...

Mas vamos lá ver se esses roletes de 13,5gr são os ideais Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS 3687202404


Esses 13gr devem ser mesmo muito pouco peso para a DT e fazendo contas, 8 roletes que tem o variador vezes 0,5gr faz 4gr a mais no total, o que é bastante em termos de peso ...

Se 13,5gr não for ideal, só mesmo intervalando os 13,5gr com os 14gr, mas não merece a pena andar a fazer "jogos" destes. A DT 300 já é bastante equilibrada e melhor 300cc que muitas outras de grandes marcas, acompanhando até algumas 400 "taco a taco" em certas circunstancias. Por isso não merece a pena andar a inventar muito.
Claro que se pode meter um variador "XPTO" e gastar mais uns dinheiros faz com que a DT ande mais um "cachichinho" mas nada muito significativo, a não ser meter-lhe um motor 400cc ::))

Claro que nenhuma mota é perfeita, nem as Gold-Wing, e se o ICE pretende "brincar" um pouco com estas coisas sem gastar muito dinheiro acho bem que o faça ::MFIXE

O importante é rolar sem problemas e ser-se feliz com o que se tem, desde que fiável !!! ::MAXI

Boas curvas
Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS Empty Re: Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Mensagem  Convidado setembro 1st 2016, 14:53


OK Axe. Obrigado pelos comentários.
Como já cá tenho os roletes de 13,5 gr vou aproveitar para mudar. É só o trabalho, que até nem é muito.
Até logo na tertúlia, onde até podemos falar mais.
Abraço e boas curvas
::MAXI
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS Empty Re: Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Mensagem  Convidado setembro 6th 2016, 17:33

Já recebi (com alguma demora devido a extravio nos correios...) os roletes e deslizadores Dr. Pulley que já montei na DT 300i, inicialmente os roletes de 13,0 gr, que vieram por engano, como já referi, e posteriormente troquei pelos de 13,5 gr. que  acabaram por chegar.
Primeiras impressões, ainda incompletas pois não tive ainda oportunidade de fazer AE para testar melhor a velocidade máxima:
Numa 1ª impressão a velocidade máxima parece não aumentar significativamente com a mudança de roletes, quer de 13,0 quer de 13,5 gr. Mantêm-se em cerca de 140 km/h em recta embalado, sem ventos contra, chegando a cerca de 150 km/h se apanhar uma descida, bem embalada e sem vento contra (demora um pouco a lá chegar).
Quanto á aceleração, com os de 13,0 gr nota-se um significativo aumento de genica (um termo menos correcto mas talvez mais significativo), até aos 110-115 km/h, como já tinha referido. Depois disso, até á velocidade máxima parece ter ficado um pouco mais lenta (repito que o tempo que andei com eles não deu para retirar uma conclusão muito taxativa sobre este aspecto). Para quem anda predominantemente em cidade e pouca AE, poderá ser a gramagem ideal. A melhoria das performances até aos 110 km/h nota-se bem.
Com os roletes de 13,5 gr que montei depois e ainda continuam, julgo que a diferença para os roletes de origem não será significativa em todos os aspectos, mas se houver alguma diferença será para melhor. Mas quanto a mim, não justifica trocar de propósito, mas sim quando for da substituição por desgaste dos de origem, pois encomendados na Internet até devem ficar mais baratos (não tenho informação do preço dos roletes originais) e por tudo o que li serão claramente melhores. Como eu pretendia era um pouco mais de velocidade, no fundo melhorar a resposta em AE (dos 130 aos 140 km/h ou mais se possível), pois a genica que tem de origem afigura-se-me já muito boa para as velocidades mais baixas, vou manter os roletes de 13,5 gr e esperar que na velocidade máxima ainda melhore alguma coisa, o que irei confirmar quando fizer alguma deslocação com mais AE (tive uma lesão num pé que me manteve sem andar na scooter cerca de 3 semanas, e desde que recomecei ainda não tive oportunidade).
Uma coisa que reparei é que parece existir um período inicial de "acamamento" (não sei se se usa esta expressão) dos roletes e deslizadores (talvez mais até para os deslizadores), pois parece-me notar-se mais a melhoria após algumas dezenas de km ???
Quanto á diferença nas rotações/min. para a mesma velocidade, com os roletes de 13,5 gr não notei diferenças significativas relativamente aos originais, e mesmo com os de 13,0 gr deixei de notar o aumento para as 8.000 rot./min. á velocidade de 140 km/h que tinha referido no último "post", não sei explicar porquê? Terá sido por terem "acamado"?

Como nota final poderei referir que os roletes originais, com 23.500 km de utilização, ainda não aparentavam muito desgaste (na balança, mantinham os 15,5 gr), e talvez durassem até aos 35.000-40.000 km (??).
Aqui fica a minha experiência que aqui partilho, caso possa interessar a outros companheiros.
Abraço e boas curvas.
::MAXI
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS Empty Re: Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Mensagem  Convidado setembro 6th 2016, 18:45


Obrigado Ice peça partilha ::MFIXE
Boas ::MAXI
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS Empty Re: Roletes e deslizadores Dr Pulley para Kymco DT 300i ABS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos