codigos de avaria aleatorios e repetidamente
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codigos de avaria aleatorios e repetidamente
mais uma aventura...
satisfeitissimo com a dt eis que surge o primeiro codigo de avaria!
foi uma vez e passou. passados uns meses outro codigo. e cada vez mais comecou-me a gerar codigos de coisas distintas. injector, temp do motor, falha de ignicao e mais outros 3 ou 4 que agora nao me lembro. eram o 2, 10, 11, 16 e mais outros.
mais grave ainda o motor comecou a desligar-se do nada quando rodava normalmente. isto comecou a acontecer com mais frequencia ate que tive de parar a minha dt na garagem pois ja se tornava perigoso o motor ausentar-se sem aviso. desmanchei a traseira toda, verifiquei pontos de massa carga de bateria, resistencias dos sensores, centralina fora para limpar a maf, por ser uma so peca, limpei e verifiquei tudo o que era de fichas. vela ok, bateria ok, tudo ok. e o sintoma mantinha-se. desesperei a pensar na fortuna que seria uma centralina.
uns dias depois, apos m acalmar um bocado, virei-m para o rectificador de corrente. liguei o multimetro para saber quanto estava na saida e encostei-lhe um termometro. motor parado 12.5v. = bateria. e depois ralenti 13.5v mas instavel. quando acelerava subia aos 14.5 dificilmente. (service manual diz 14-15v). isto com a carga das luzes acesas. para meu espanto quando marcava 90 graus no termometro comeca a dar quebras de tensao ate aos 11v. e comecam os codigos a surgir.
rectificador novo 93 euricos pimba! e está impec.
satisfeitissimo com a dt eis que surge o primeiro codigo de avaria!
foi uma vez e passou. passados uns meses outro codigo. e cada vez mais comecou-me a gerar codigos de coisas distintas. injector, temp do motor, falha de ignicao e mais outros 3 ou 4 que agora nao me lembro. eram o 2, 10, 11, 16 e mais outros.
mais grave ainda o motor comecou a desligar-se do nada quando rodava normalmente. isto comecou a acontecer com mais frequencia ate que tive de parar a minha dt na garagem pois ja se tornava perigoso o motor ausentar-se sem aviso. desmanchei a traseira toda, verifiquei pontos de massa carga de bateria, resistencias dos sensores, centralina fora para limpar a maf, por ser uma so peca, limpei e verifiquei tudo o que era de fichas. vela ok, bateria ok, tudo ok. e o sintoma mantinha-se. desesperei a pensar na fortuna que seria uma centralina.
uns dias depois, apos m acalmar um bocado, virei-m para o rectificador de corrente. liguei o multimetro para saber quanto estava na saida e encostei-lhe um termometro. motor parado 12.5v. = bateria. e depois ralenti 13.5v mas instavel. quando acelerava subia aos 14.5 dificilmente. (service manual diz 14-15v). isto com a carga das luzes acesas. para meu espanto quando marcava 90 graus no termometro comeca a dar quebras de tensao ate aos 11v. e comecam os codigos a surgir.
rectificador novo 93 euricos pimba! e está impec.
Convidado- Convidado
Re: codigos de avaria aleatorios e repetidamente
Pois é, ainda bem que foi só um rectificador ......
Se fosse um motor "rebentado" era pior e mais caro.....
Se fosse a junta queimada tbm não seria melhor....
Tanta coisa que poderia ser mas ainda bem que foi só isso, e nem foi caro
Tente lá saber o preço de um rectificador das marcas de concorrência:#284:
(há umas que nos faz saltar a tampa )
Acho que a primeira luz a acender seria a de Bateria .... e depois começavam a aparecer os códigos
É normal os motores desligarem precisamente por falta de tenção 12v (sempre mais nunca menos), caso contrario tudo começa a falhar...bomba de gasolina a debitar menos gasolina, válvula de "C.O." com parâmetros diferentes que o normal, depois toda aquela electrónica que controla o bom funcionamento deixa de ser perfeito para se desligar até "reiniciar tudo outra vez"
Ainda bem que foi descoberto a causa desse desaguisar de conflitos
Tbm só conhecia uma DT 300 que acendia a luz de bateria e ia abaixo, de resto não tenho conhecimento de mais nenhuma que tenha tido esses sintomas esquisitos ......
Ainda bem que ha relatos de coisas que correm menos bem no nosso Forum
Sim, porque em todas as marcas existem sempre alguns promenores deste genero que não saiem para a "praça publica"....todos se calam e não dizem nada
Belas partilhas companheiro Vasco.Costa
Boas curvas
Se fosse um motor "rebentado" era pior e mais caro.....
Se fosse a junta queimada tbm não seria melhor....
Tanta coisa que poderia ser mas ainda bem que foi só isso, e nem foi caro
Tente lá saber o preço de um rectificador das marcas de concorrência:#284:
(há umas que nos faz saltar a tampa )
Acho que a primeira luz a acender seria a de Bateria .... e depois começavam a aparecer os códigos
É normal os motores desligarem precisamente por falta de tenção 12v (sempre mais nunca menos), caso contrario tudo começa a falhar...bomba de gasolina a debitar menos gasolina, válvula de "C.O." com parâmetros diferentes que o normal, depois toda aquela electrónica que controla o bom funcionamento deixa de ser perfeito para se desligar até "reiniciar tudo outra vez"
Ainda bem que foi descoberto a causa desse desaguisar de conflitos
Tbm só conhecia uma DT 300 que acendia a luz de bateria e ia abaixo, de resto não tenho conhecimento de mais nenhuma que tenha tido esses sintomas esquisitos ......
Ainda bem que ha relatos de coisas que correm menos bem no nosso Forum
Sim, porque em todas as marcas existem sempre alguns promenores deste genero que não saiem para a "praça publica"....todos se calam e não dizem nada
Belas partilhas companheiro Vasco.Costa
Boas curvas
Convidado- Convidado
Re: codigos de avaria aleatorios e repetidamente
obrigado pelo bom feedback.
por incrivel que pareça a luz da bateria foi coisa que nunca acendeu. embora acenda quando se liga a chave e faz o check das luzes.
enfim coisas malucas que acontecem para dar cabo da cabeça.
por incrivel que pareça a luz da bateria foi coisa que nunca acendeu. embora acenda quando se liga a chave e faz o check das luzes.
enfim coisas malucas que acontecem para dar cabo da cabeça.
Convidado- Convidado
Re: codigos de avaria aleatorios e repetidamente
Pois, efectivamente é estranho
Mas como diz o outro ..... SALIXEEEEEEEEEEEEEEEEEE
O importante mesmo é ter as coisas resolvidas e andar em segurança
Obrigado mais uma vez por relatar esses acontecimentos, assim se alguém mais tiver algo parecido já se prevê o que pode ser com esta sua experiência
Boas curvas
Convidado- Convidado
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