DICAS PARA UMA VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA
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DICAS PARA UMA VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA
DICAS PARA UMA VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA
Olhar para a história, que em cada lugar que passamos, e ver paisagens deslumbrantes conduzindo uma moto pelo nosso Velho Continente é um sonho que cada vez mais motociclistas estão a conseguir realizar.
Muita gente, tal como eu, tem aproveitado um pouco do tempo para poder desfrutar disso mesmo, ou apenas para fazer reconhecimentos e/ou planear (o que todos fazem mentalmente, mas só alguns põem em prática) uma voltinha por Portugal ou pela própria Europa.
Claro que para planear, têm de se ter alguns dias para poder usufruir bem o passeio, alguns €uros para gasolina e estadia, e lá vai o pessoal passear...mas não é como se deve planear as viagens, ou que tipo de viagens se deve fazer, mas é sobre alguns cuidados que se deve ter ao conduzir pelas estradas europeias.
Apesar das algumas regras definidas pela União Europeia, para o conjunto de países que a integram, têm muita coisa parecida, algumas normas e leis são próprias e válidas para cada país, incluindo as que tratam da legislação de trânsito.
Portanto, cada país tem Leis diferentes dos outros e temos de ter cuidado principalmente com:
-> Antes de mais nada não custa lembrar que para poder conduzir Moto/maxis Europa é obrigatório portar a Carta na categoria A, pois há países que apenas permitem que as 125cc sejam conduzidas com a categoria A1 (tirem a carta... tirem a carta, estou farto de vos dizer isso)
-> O seguro contra terceiros é obrigatório. Recomenda-se fazer um seguro completo e abrangente, que cubra algumas despesas, como defeitos e acidentes. Verifique se o seguro contratado cobre igualmente todos os países que visitará.
(ma carta verde, têm lá os países que estão autorizados/seguros)
-> As surpresas começam na Espanha. O nível de álcool no sangue varia de acordo com o tempo de carteira do motociclista. Se possuir carta há menos de dois anos não poderá exceder os 0,3 g/l. Se for apanhado, e como visitante, terá de pagar a multa no ato, com um desconto de 30% sobre o valor. Se usar óculos será obrigado portar um par a mais e apresentar caso solicitado.
-> Já na França, a lei permite os 130 km/h nas auto-estradas, e é bastante rigorosa quando as condições de visibilidade são ruins: o limite passa para 50 km/h, em todas as vias.
-> No coração da sede da União Européia, a Bélgica, os limites de velocidade nas zonas residenciais, é de 20 km/h. Por incrível que pareça, nós também temos algumas localidades com essa velocidade, mas ninguém cumpre.
(lá fora tenham muito cuidado com isso, eles não perdoam)
-> As estradas da Alemanha costumam induzir em erro os turistas mais apressadinhos. Apesar da velocidade limite de 130 km/h nas famosas autobahns ser uma “recomendação”, existem trechos com limite estabelecido, e é cada vez mais comum encontrar radares nestes locais, principalmente junto a entradas e saídas das auto-estradas. E a polícia não perdoa quem exceder os 50 km/h quando estiver com neblina, ou supere os rígidos limites impostos na área urbana. Se cometer uma infracção grave, o seu nome ficará registado num banco de dados, e durante um período você ficará proibido de circular pelo país conduzindo qualquer veículo. (lá não perdoam)
-> Nas auto-estradas da Áustria, o limite de velocidade é de 130 km/h, mas baixa para os 110 km/h, todas as noites, entre as 22h00 e as 05h00 em algumas estradas como a A10 (Tauem), A12 (Inntal), A13 (Brenner) e a A14 (Rheintal). Também na Áustria as infracções graves poderão impedi-lo de "rolar" pelas belas montanhas daquele país por um largo período de tempo.
-> As auto-estradas Italianas com três pistas para cada lado permitem circular a 150 km/h, enquanto nas demais auto-estradas o limite é de 130 km/h. Tanto nestas vias como nos túneis é obrigatório circular com as luzes acesas, 24 horas por dia. (andem com mínimos andem, e "levam com eles")
-> No Luxemburgo, o limite de velocidade é reduzido para 110 km/h nas auto-estradas sempre que o tempo estiver chuvoso. O consumo de álcool durante a condução é permitido até aos 0,8 g/l. Se cometer uma infracção, saiba que a polícia pode cobrar de imediato as multas, em dinheiro! (€uros no bolso sempre)
-> A Suécia é um paraíso em termos de segurança rodoviária. Começa logo com uma taxa de alcoolemia baixíssima (0,2 g/l), portanto, cuidado até com uma simples cervejinha... A velocidade máxima permitida nas auto-estradas oscila num máximo de 90 ou 110 km/h, segundo a sinalização local. Mas nas zonas residenciais, zonas de creches e escolas, os 30 km/h são mesmo para serem cumpridos. As luzes são sempre para andarem acesas. E, atenção, porque gasolina não está disponível em todos os postos de combustíveis suecos, onde os automóveis usam em sua maioria o diesel.
-> Do outro lado da fronteira, na Dinamarca, também terá que ter atenção, pois os postos de abastecimento estão em todos os lados, menos nas auto-estradas. E fora dos grandes centros não conte com eles durante a noite. A legislação dinamarquesa também é bastante rígida, estabelecendo limites de 110 km/h nas auto-estradas; 80 nas estradas e 50 km/h nas localidades, devendo circular sempre com os faróis acesos.
-> Nas altas latitudes da Europa, a Finlândia é conhecida como o país dos mil lagos. A não ser que esteja pensando em conhecer o país de barco, atente aos 20 km/h nas zonas urbanas, pois a polícia finlandesa é implacável neste ponto. Deverá andar sempre de luzes ligadas e não verá portagens. Neste país, a condução perigosa custa tanto como o excesso de velocidade (multa de 70 euros).
-> Esquerda! Decore esta palavra quando andar nas estradas do Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta. Nestes países o trânsito é no sentido oposto ao nosso.
-> O Código de Trânsito Britânico impõe limites de 48/96/112 km/h para as cidades, estradas e auto-estradas, respectivamente. A taxa de alcoolemia situa-se nos 0,8 g/l.
-> Na Irlanda você não poderá exceder os 48 km/h nas cidades; 97 km/h nas estradas e 113 km/h nas auto-estradas. A taxa de alcoolemia é igual à britânica (0,8 g/l), e a polícia de trânsito irlandesa não cobra as multas no local, limitando-se a dar um formulário que você poderá pagar em até 21 dias em qualquer posto da "Guarda Siochana".
-> O uso do telemóvel durante a condução multiplica por cinco o risco de acidente mortal. Esta prática é explicita ou implicitamente proibida em todos os países da UE
-> Em todos os países é obrigatório do uso do capacete.
-> Em alguns países, motocicletas de até 150cc são proibidas nas auto-estradas.
-> Para quem se propõe a uma longa viagem de moto/maxi, saiba que, na Europa, a sonolência ocupa o 8.º lugar entre as causas de acidentes (numa lista de 21 factores levantados). Evite passar mais de duas horas seguidas a conduzir, pois está provado que a partir de então, a atenção cede claramente o protagonismo a favor do sono. Pare para descansar - numa zona apropriada ou numa estação de serviço. Mas não durma mais do que 10 ou 15 minutos, senão entrará em sono profundo, e quando acordar terá dificuldade em concentrar-se. Ainda antes de voltar à estrada, beba um café, apanhe ar e caminhe um pouco a pé.
-> Outro aspecto a cuidar é a alimentação. Afaste-se de comidas pesadas antes e durante a viagem. Um estômago demasiado cheio funciona como uma pílula para o sono. E, sobretudo, não cometa o mais comum e perigoso dos erros, que é considerar-se imune à fadiga. Uma larga percentagem dos acidentes provocados pelo cansaço ocorrem na velocidade que o veículo seguia, sem avisos prévios nem vestígios de travagens. E sempre com graves consequências.
Viaje em Segurança...
Vá devagar, não se atrase ....
Boas curvas
Convidado- Convidado
Re: DICAS PARA UMA VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA
Deixo aqui uma aplicação para quem esta com intenção de viajar para o estrangeiro.
===»»» https://play.google.com/store/apps/details?id=com.emakina.roadsafety
Convidado- Convidado
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