DownTown Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tradutor
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário


Pneus da moto com nitrogênio

Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Convidado fevereiro 26th 2016, 12:29




Calibrar os pneus da moto com nitrogênio é melhor?



O nitrogênio é um gás estável que tem propriedades de manter os pneus com a pressão correta por muito mais tempo do que o ar comprimido.

Pneus da moto com nitrogênio  2r7vdlk
Simulação da perda de pressão do ar comprimido (maior) e do nitrogênio (menor)


Outras vantagens de calibrar os pneus com nitrogênio:

1- Melhor rodagem em estradas;
2- Reduz o desgaste do pneu e aumenta a vida útil deste em até 25%;
3- Uma pressão correta reduz o risco de furos nos pneus em até 33%;
4- Reduz a resistência a rolagem e diminue o consumo em até 2%;
5- E como dito inicialmente, melhor retenção da pressão interna no pneu, segundo estudos, o nitrogênio faz com que a correta pressão chegue a durar até 3 vezes mais.

Por que todos os pneus perdem pressão?

Certos componentes, principalmente oxigênio, vapor de água e água condensada que são comuns nos compressores de ar, são mais plausíveis de causarem uma permeação através da estrutura do pneu.
Isto não acontece tanto por causa das válvulas vazando ou defeitos nas bordas dos aros, mas sim uma natural perda de pressão através do pneu para a atmosfera.
Destes componentes, ambos, vapor de água e água, podem entrar no pneu em variadas porcões mesmo em pneus idênticos que são inflados na mesma bomba, no mesmo dia. Ar comprimido não é um gás específico e como tal sempre irá conter variadas proções destes componentes que não sao aceitáveis para encherem pneus.
Geralmente o nitrogênio esta presente na atmosfera e o uso de compressores com membrana separadora de gases, separam os componentes mais "rápidos" (água, dióxido de carbono, oxigênio e argônio) do Nitrogenio, que é um gás de lenta permeabilidade. Este gas é entao coletado e enviado para calibrar os pneus.
Os pneus calibrados com nitrogênio, portanto, ficam mais tempo inflados, requerem menos preocupações em se verificar frequentemente a pressão dos pneus, seja no calor ou no frio.
Um pneu bem calibrado com nitrogênio irá aquecer menos do que um pneu calibrado com ar comprimido, pela simples razão de que o nitrogênio permanecerá estável e o ar comprimido irá permeando as paredes dos pneus e diminuindo a sua pressão interna.  

Mas como posso encher meus pneus com nitrogênio?

Existem alguns postos de combustíveis que oferecem a calibragem de pneus com nitrogênio, além disso, em casa de pneus mais "modernas" esse procedimento também já é viável.
Se não quiser ou puder (por falta de ter onde fazê-lo) calibrar seus pneus com nitrogênio, continue fazendo com ar comprimido, mas, se atenha a importância de fazê-lo com regularidade, para sua melhor segurança, desempenho da moto e durabilidade dos pneus.



Fonte: RockRiders
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Re: Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Convidado outubro 24th 2017, 21:08

Pode ter benefícios mas não concordo precisamente por "com nitrogenio irá aquecer menos do que um pneu calibrado com ar".

Não sinto confiança nos pneus frios para curvar :))
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Re: Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Convidado outubro 27th 2017, 16:43

SuperBlackbird escreveu:Pode ter benefícios mas não concordo precisamente por "com nitrogenio irá aquecer menos do que um pneu calibrado com ar".

Não sinto confiança nos pneus frios para curvar :))


Concordo aqui com o companheiro SuperBlackbird, a não ser que seja alguém que só ande em pleno Verao, se estiver sol e estiver calor.

No meu caso, por exemplo, como ando em pleno inverno e por vezes até em estradas do interior, ou mesmo com resíduos de óleo e afins, prefiro meter apenas H2O.

Por vezes até o faço no trabalho, pois temos compressores industriais, com secadores de ar comprimido e vários filtros com purgas em variados sitios... onde meto o ar esta "seco e limpo".

Quem não tiver essa hipótese, é ir a uma bomba normal, sendo que, o mais importante é como refere o texto, estarem sempre dentro da pressão certa ...!

Boa info ::MFIXE

Boas curvas
Pneus da moto com nitrogênio  3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Re: Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 19:06

Vou colocar aqui a questão, apesar de não ter a ver com o nitrogénio :

O pessoal das Downtown 125, que pressão coloca no pneu da frente?

É que eu acho que os 2 bar que aconselha são demais, a mota fica muito saltitona na frente e insegura...hoje baixei para os 1.6 para testar...

Não sei se tem a ver com os pneus que tenho que, diga-se de passagem, estou deserto que se gastem mais um bocado para os tirar. Tenho uns Michelin Pure não sei que à frente e atrás e não tenho nenhum ponto positivo a dizer sobre eles. Então com piso molhado é para esquecer, para curvar a chover forma-se uma fila de carros atrás de mim. Ou isso ou andaria aos papéis. Mal penso em deitar, parece que ando em cima de alcatrão com gasoleo.

avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Re: Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 19:41


Os que tem são os Power Pure, e eu tbm os tive!!

Digo e afirmo que são bons, mas só mesmo para andar no verão e desde que não chova ... que é o caso de muita gente!!!
(não o meu caso)

São exactamente como diz..."Mal penso em deitar, parece que ando em cima de alcatrão com gasoleo"troque assim que poder por uns Scoot-Smart! Esses são bons para todas as estações do ano, molhado ou seco !!!

Acho que 1.6bar é pouco... como anda só pode meter 1.8bar a frente, e 1.9 atrás.
Esses pneus são rijos pela sua composição, pois são de varias camadas e a do centro é bem rija para haver menos desgaste!

Mesmo assim cuidado com esses pneus, sempre na retranca... principalmente como tardes como a de hoje.

Agora falando de nitro...
Não acho que seja significativo na DT, pois são pneus pequenos e não é meter nitro que vai resolver seja o que for (economia, etc)
Até nem nas motos propriamente ditas faz diferença. Conheço quem andou a meter nitro e pouca ou nenhuma vantagem tiveram... naaaaaaa é mais uma despesa extra ::P

Boas curvas
Pneus da moto com nitrogênio  3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Re: Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 20:40

Em relação aos pneus, eu andava com ideia (quando trocar) em por os Michelin City Grip, tenho ouvido falar muito bem deles. Esses Scoot-Smart são melhores?
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Re: Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 22:35

SuperBlackbird escreveu:Em relação aos pneus, eu andava com ideia (quando trocar) em por os Michelin City Grip, tenho ouvido falar muito bem deles. Esses Scoot-Smart são melhores?


City Grip não tem salvo erro para a frente (não fabricam estas medidas que a DT usa) (ou frente ou trás não há)

Scoot-Smart são os melhores que meti na minha !! brutais em tudo... travagem, desgaste, segurança, etc.


Quem os mete não quer outros...!

::TUNGAS
Pneus da moto com nitrogênio  3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pneus da moto com nitrogênio  Empty Re: Pneus da moto com nitrogênio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos