Condução em Grupo (caravana)
DownTown Club :: Geral :: Segurança
Página 1 de 1
Condução em Grupo (caravana)
Então para conduzir em grupo quantas mais motas e mais ordeiras forem melhor, as pessoas parece que respeitam mais e ficam a olhar para a caravana a passar e até gostam.
Não se pode é (como as vezes acontece) pensarem em vocês próprios e só em vocês.
Todos temos de pensar tbm na segurança dos outros companheiros, lembrem-se sempre disso!
Alertar os outros dos obstáculos, esperar pelo que vem atrás, e principalmente nunca nadar ao meio !!
Os únicos que andam ao meio da via são os que estão responsáveis pelas caravanas !!
O que vai a frente e o que vai atrás (Load Reader & Back Leader)
Existe sempre alguém que pensa que está mais certo que os outros, e anda tanto de um lado como do outro, mas isso está totalmente errado!!
Dando o exemplo dos enlatados, as rodas da esquerda não andam a circular só sitio da direita, pois não ?
Conseguem a mesma fazer curvas e desviar de buracos, etc etc etc .... sem nunca se cruzarem, certo ?
Então é isso mesmo, se o da frente circula a esquerda, o que está imediatamente atrás vai circular a direita (podendo reduzir o espaço e aproximando-se mais do da frente)
O andar mais a esquerda, e/ou mais a direita possível, tbm é importante para que nunca aconteça algo como um toque, que pode ser grave....
Portanto respeitem a segurança dos outros, porque com isso asseguram a vossa própria segurança!!
Não deixando de referir, que tbm é de extrema importância ir passando toda a sinalética para quem esteja a nossa retaguarda tbm perceba o que se passa a frente!!
- Abrandar
- Buracos na estrada
- Uma única fila a circular (por vezes temos de andar em fila indiana, aumentando o espaço entre todos)
- Duas filas
- Encostar a direita
- Obstáculos
- etc.
Para que tudo funcione em conformidade, todos........mas mesmo todos, temos de ajudar os outros companheiros!!
Por mim tanto ando com 100 motas como com 5 .... mas todos os outros automobilistas e tbm pedestres, param para ver passar tanta mota ....!!
E lembrem-se ...
Boas curvas
Não se pode é (como as vezes acontece) pensarem em vocês próprios e só em vocês.
Todos temos de pensar tbm na segurança dos outros companheiros, lembrem-se sempre disso!
Alertar os outros dos obstáculos, esperar pelo que vem atrás, e principalmente nunca nadar ao meio !!
Isto é andar em grupo !!
Quem não andar assim, mais vale andar sozinho !!
Os únicos que andam ao meio da via são os que estão responsáveis pelas caravanas !!
O que vai a frente e o que vai atrás (Load Reader & Back Leader)
Existe sempre alguém que pensa que está mais certo que os outros, e anda tanto de um lado como do outro, mas isso está totalmente errado!!
Dando o exemplo dos enlatados, as rodas da esquerda não andam a circular só sitio da direita, pois não ?
Conseguem a mesma fazer curvas e desviar de buracos, etc etc etc .... sem nunca se cruzarem, certo ?
Então é isso mesmo, se o da frente circula a esquerda, o que está imediatamente atrás vai circular a direita (podendo reduzir o espaço e aproximando-se mais do da frente)
O andar mais a esquerda, e/ou mais a direita possível, tbm é importante para que nunca aconteça algo como um toque, que pode ser grave....
Portanto respeitem a segurança dos outros, porque com isso asseguram a vossa própria segurança!!
Não deixando de referir, que tbm é de extrema importância ir passando toda a sinalética para quem esteja a nossa retaguarda tbm perceba o que se passa a frente!!
- Abrandar
- Buracos na estrada
- Uma única fila a circular (por vezes temos de andar em fila indiana, aumentando o espaço entre todos)
- Duas filas
- Encostar a direita
- Obstáculos
- etc.
Para que tudo funcione em conformidade, todos........mas mesmo todos, temos de ajudar os outros companheiros!!
Por mim tanto ando com 100 motas como com 5 .... mas todos os outros automobilistas e tbm pedestres, param para ver passar tanta mota ....!!
E lembrem-se ...
Isto não é andar em grupo
Boas curvas
Última edição por _AXE_ em setembro 11th 2015, 15:27, editado 2 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Condução em Grupo (caravana)
Bom post, é sempre bom relembrar os mais distraídos...
Convidado- Convidado
Re: Condução em Grupo (caravana)
Mais uma informação adicional,
Load Reader: É o motociclista responsável por guiar todo o comboio, e seus sinais serão copiados e repetidos por todos os integrantes do grupo. Deverá ser o motociclista que
melhor conheça o trajeto a ser percorrido e que tenha experiência também. O líder
deverá manter a velocidade previamente estabelecida entre os membros do comboio.
COMBOIO: Existe para a segurança de todos. O modelo de formação do comboio é
idêntico ao grid de largada de uma corrida de Fórmula 1, ou seja, as motos seguirão em
duas filas indianas paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.
Desse modo é permitido a todos, quando necessário, realizar frenagens e desviar de
obstáculos sem comprometer a segurança dos companheiros.
Back Leader: Motociclista que irá na última posição do grupo. De preferência deve ser um piloto que tenha uma das motos de melhor desempenho no grupo e que seja experiente.
O Back Leader deverá zelar pela unidade do grupo como, por exemplo, procurar evitar que
ocorra espaçamento acentuado entre as motos, permitir a entrada de veículos estranhos
ao grupo no comboio, entre outras funções que venham a ser discutidas e determinadas
pelo grupo.
Convidado e/ou Novato: É aquele motociclista novato no grupo, que estará sob observação. Este viajará sempre entre dois motociclistas experientes, que ensinarão todos os sinais utilizados pelo grupo, quando forem feitos.
Load Reader: É o motociclista responsável por guiar todo o comboio, e seus sinais serão copiados e repetidos por todos os integrantes do grupo. Deverá ser o motociclista que
melhor conheça o trajeto a ser percorrido e que tenha experiência também. O líder
deverá manter a velocidade previamente estabelecida entre os membros do comboio.
COMBOIO: Existe para a segurança de todos. O modelo de formação do comboio é
idêntico ao grid de largada de uma corrida de Fórmula 1, ou seja, as motos seguirão em
duas filas indianas paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.
Desse modo é permitido a todos, quando necessário, realizar frenagens e desviar de
obstáculos sem comprometer a segurança dos companheiros.
Back Leader: Motociclista que irá na última posição do grupo. De preferência deve ser um piloto que tenha uma das motos de melhor desempenho no grupo e que seja experiente.
O Back Leader deverá zelar pela unidade do grupo como, por exemplo, procurar evitar que
ocorra espaçamento acentuado entre as motos, permitir a entrada de veículos estranhos
ao grupo no comboio, entre outras funções que venham a ser discutidas e determinadas
pelo grupo.
Convidado e/ou Novato: É aquele motociclista novato no grupo, que estará sob observação. Este viajará sempre entre dois motociclistas experientes, que ensinarão todos os sinais utilizados pelo grupo, quando forem feitos.
Convidado- Convidado
Re: Condução em Grupo (caravana)
É exactamente isso Morgas
Se todos andarem nestes moldes não haverá problemas e todos estaremos em segurança!
Boas curvas
Convidado- Convidado
Re: Condução em Grupo (caravana)
...desculpem por andar sempre a bater na mesma tecla...
ANTES DO PASSEIO
– Verificar se documentos dos pilotos e das máquinas está em dia. Nunca saia em comboio com a documentação atrasada.
– Verificar óleo, todas as luzes, relação da moto, lubrificação das correntes, buzina, aspecto geral de cabos de embreagem, acelerador e freios
– Verifique os freios: pastilhas, lonas, nível do fluido, e o estado dos pneus
– Suspensão e bateria também devem ser checados
NO DIA DO PASSEIO
– Estar no ponto de encontro, no horário marcado para a concentração com motos abastecidas e pneus calibrados
– É sempre bom levar capa de chuva ou roupas impermeáveis
– Prestar atenção ao briefing que será feito pelo líder do comboio
FORMAÇÃO
Sempre manter distância de 2 segundos do membro à sua frente; manter a distância de 1 segundo do membro que está na sua diagonal.
Dica: para calcular essa distância, visualize um ponto à frente na pista. Na passagem da moto à sua frente, conte MIL E UM, MIL E DOIS. Esse é o tempo de 2 segundos
A melhor posição para rodar nas estradas é a formação cruzada. É a formação que favorece a segurança de todos os integrantes uma vez que cada moto terá espaço ao seu redor para alguma manobra de emergência.
É importante que todas as motocicletas do comboio ocupem a mesma faixa para permitir a livre circulação dos outros veículos.
PRESTE ATENÇÃO:
– Não sair da formação
– Não ficar ziguezagueando
– Não ultrapassar a moto que vem à frente
– Não andar lado a lado quando em velocidades superiores a 40 km/h (a menos que seja uma orientação do líder)
– Não conversar com os companheiros
– Não acelerar nem reduzir bruscamente
– Utilizar sempre a mesma faixa de rodagem do grupo
– Não ultrapassar o líder nem fique para trás do ferrolho
– Mantenha distância constante
GESTOS PARA VIAGENS DE MOTO EM GRUPO
Para facilitar a comunicação entre os motociclistas, existem alguns gestos que são conhecidos universalmente. Prestar atenção ao briefing.
O líder fará os gestos para a organização do grupo. Por estar em primeiro lugar, normalmente as situações serão sinalizidas primeiro pelo líder; essess gestos deverão ser reproduzidos pelos demais membros do grupo para que os pilotos que vêm mais para trás também tenham conhecimento do que se seguirá…
Mas, caso alguém precise parar ou aviste um buraco na pista, ele deve sinalizar para os membros que o seguem.
ANTES DO PASSEIO
– Verificar se documentos dos pilotos e das máquinas está em dia. Nunca saia em comboio com a documentação atrasada.
– Verificar óleo, todas as luzes, relação da moto, lubrificação das correntes, buzina, aspecto geral de cabos de embreagem, acelerador e freios
– Verifique os freios: pastilhas, lonas, nível do fluido, e o estado dos pneus
– Suspensão e bateria também devem ser checados
NO DIA DO PASSEIO
– Estar no ponto de encontro, no horário marcado para a concentração com motos abastecidas e pneus calibrados
– É sempre bom levar capa de chuva ou roupas impermeáveis
– Prestar atenção ao briefing que será feito pelo líder do comboio
FORMAÇÃO
Sempre manter distância de 2 segundos do membro à sua frente; manter a distância de 1 segundo do membro que está na sua diagonal.
Dica: para calcular essa distância, visualize um ponto à frente na pista. Na passagem da moto à sua frente, conte MIL E UM, MIL E DOIS. Esse é o tempo de 2 segundos
A melhor posição para rodar nas estradas é a formação cruzada. É a formação que favorece a segurança de todos os integrantes uma vez que cada moto terá espaço ao seu redor para alguma manobra de emergência.
É importante que todas as motocicletas do comboio ocupem a mesma faixa para permitir a livre circulação dos outros veículos.
PRESTE ATENÇÃO:
– Não sair da formação
– Não ficar ziguezagueando
– Não ultrapassar a moto que vem à frente
– Não andar lado a lado quando em velocidades superiores a 40 km/h (a menos que seja uma orientação do líder)
– Não conversar com os companheiros
– Não acelerar nem reduzir bruscamente
– Utilizar sempre a mesma faixa de rodagem do grupo
– Não ultrapassar o líder nem fique para trás do ferrolho
– Mantenha distância constante
GESTOS PARA VIAGENS DE MOTO EM GRUPO
Para facilitar a comunicação entre os motociclistas, existem alguns gestos que são conhecidos universalmente. Prestar atenção ao briefing.
O líder fará os gestos para a organização do grupo. Por estar em primeiro lugar, normalmente as situações serão sinalizidas primeiro pelo líder; essess gestos deverão ser reproduzidos pelos demais membros do grupo para que os pilotos que vêm mais para trás também tenham conhecimento do que se seguirá…
Mas, caso alguém precise parar ou aviste um buraco na pista, ele deve sinalizar para os membros que o seguem.
Convidado- Convidado
Re: Condução em Grupo (caravana)
Excelente vídeo, pena não ter legendas mas digno de se ver.
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Carta de Condução
» Revalidação da Carta de Condução
» Curso aperfeiçoamento de Condução de Motociclos
» Carta de Condução: novas regras em vigor a 2 de novembro
» Carta de condução - Regras e prazos para 2017
» Revalidação da Carta de Condução
» Curso aperfeiçoamento de Condução de Motociclos
» Carta de Condução: novas regras em vigor a 2 de novembro
» Carta de condução - Regras e prazos para 2017
DownTown Club :: Geral :: Segurança
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|