DownTown Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tradutor
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


Limitador Velocidade ?

Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado outubro 24th 2017, 21:01

Boas.

Se já houver um tópico com este assunto peço que eliminem por favor, mas não encontrei nada.

A minha dúvida é: A Kymco downtown 125 (neste caso de 2012) tem alguma espécie de limitador de velocidade?

Digo isto porque quando comprei a minha vinha a precisar de manutenção, tinha os roletes quadrados, a correia já toda estalada e gasta, filtro ar tapado etc. fiz uma viagem nesse dia de cerca de 200 km e reparei que o ponteiro das rotações encostava nas 10 000 rpm e continuava ainda a ouvir o motor subir mais um pouco de rotação até que chegava aos 120 km/h e parecia que cortava. Por mais íngreme que fosse a descida.

Entretanto já substitui óleo, filtro de óleo, filtro de ar, vela, pastilhas frente, pastilhas trás, correia e roletes e agora reparo numa coisa: chega aos 120 e não dá mais a mesma, com a diferença que vai muito mais folgada nas rotações. Por volta das 9000 rpm .

Ou seja, dá mesmo ideia que tem a ver com a velocidade: 120 km/h e pára por aí !

Isto faz sentido o que disse ou é alguma coisa estranha?

avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado outubro 28th 2017, 15:39

Ninguém aqui tem uma DownTown 125 que me saiba responder a isto?
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado outubro 28th 2017, 20:56

A minha cortava sempre às 9500rpm.
Agora a 300 corta tambem às 9500rpm.
Penso que tem a ver com rpm e não velocidade
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado outubro 30th 2017, 15:04



Não tem limitador nenhum como havia antigamente em algumas motas. Retirava-se o limitador e elas andavam mais "uma pinga".

Neste caso, como em quase todas as motas, é a rotação (rpm) que faz o corte. por isso vás tu a 100 ou a 140kmh se a rotação passar +/- das 9500 Rpm a mota começa a fazer o "corte".


Infelizmente o que manda é a centralina, e eu procurei tudo e mais um par de botas e fiz tudo o que havia para fazer para que andasse mais...

A única coisa que aconselho e é efectivamente o mais barato de tudo é apenas comprares a MOLA BRANCA da Malossi e subsistires pela mola verde de origem que traz a embraiagem!!!
Nada mais faz andar mais durante muito tempo, e caso pretendas fazer algo mais que isso apenas vais gastar dinheiro. o investimento não compensa o desgaste, acredita! Mola Branca Malossi chega e apenas custa 15 ou 20€.
Basta apenas isso para teres uma mota nova e melhorada.

Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado outubro 31st 2017, 06:39

Obrigado _AXE_

Já foi uma grande ajuda. Eu andava com ideia de fazer algum upgrade na performance sem que aumentasse muito o consumo.

Tinha pensado numa primeira fase a vela ngk de iridium, já ouvi dizer bem para monocilindricas.

Mas esse truque da mola foi "uma lebre bem destapada" :)

Obrigado, vou procurar isso.

Abraço
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado outubro 31st 2017, 09:45

Estamos a falar da mola branca do variador Malossi, correcto?

Isto?

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fulk%2Fitm%2F272463147190


Abraço
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado outubro 31st 2017, 10:26

SuperBlackbird escreveu:Estamos a falar da mola branca do variador Malossi, correcto?

Isto?

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fulk%2Fitm%2F272463147190


Abraço

Exactamente isso.

Ficas com mais "poder em ultrapassagem", dou por exemplo, ultrapassar um camião.
Isto porque parece ganhar força acima dos 80/90kmh

Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 10th 2017, 20:22

Boas.

_AXE_ já comprei a mola branca da malossi , veio de Itália e recebi-a hoje.

Mas a mola é bem grande, pensei que fosse mais pequena...a mola coloca-se onde? É que eu troquei a correia, roletes, saquei a embraiagem e soprei tudo e lixei as pastilhas que agarram por dentro da campânula e neste processo não me lembro de ter visto nenhuma mola deste tamanho...

Talvez seja preciso desmontar mais um bocadinho não?
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 10th 2017, 21:33

Acho que já encontrei num vídeo. É mesmo na própria embraiagem, tem que se desmontar a peça que tive na mão para lixar.

Há alguma forma de abrir facilmente? No vídeo que vi usaram 2 grampos para não saltar tudo quando se retira a porca.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 11th 2017, 12:38

Já substitui a mola e a vela troquei por uma compatível NGK de iridium.

Para retirar a porca do conjunto embraiagem utilizei um alicate de pressão bem agarrado à porca e esta técnica:

https://youtu.be/aEDdglsl9PM

Resultou na perfeição. Para desapertar e para dar o aperto novamente depois de ter substituído a mola. Para saber o aperto que tinha de levar marquei anteriormente a porca com um marcador.

avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 13th 2017, 12:01

SuperBlackbird escreveu:Já substitui a mola e a vela troquei por uma compatível NGK de iridium.

Para retirar a porca do conjunto embraiagem utilizei um alicate de pressão bem agarrado à porca e esta técnica:

https://youtu.be/aEDdglsl9PM

Resultou na perfeição. Para desapertar e para dar o aperto novamente depois de ter substituído a mola. Para saber o aperto que tinha de levar marquei anteriormente a porca com um marcador.


Fixe ::MFIXE

Eu, fiz um alicate próprio para "prensar" a mola e usei uma chave de caixa 34A.

E então quais as diferenças que achas que teve a mota ?

Dá a tua opinião ::TUNGAS

Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 13th 2017, 20:10

Boas.

Antes de mais, informo que a minha DT anda todos os dias da semana e descansa ao fim de semana, por isso só hoje a experimentei.

Os meus percursos são sempre 30km de nacional praticamente sem desníveis e sem trânsito e com poucas curvas.

E de salientar também que substitui a mola da embraiagem e também a vela por uma de iridium.

Pois bem, as diferenças que notei foram:

> Ao ralenti para arrancar não é preciso dar tanto acelerador

> A única subida que faço (cerca de 800 mt a direito) a mota aguenta bem a velocidade que vinha tendo que compensar muito pouco com o acelerador.

> Aos 80km/h (velocidade que geralmente viajo), as rotações baixaram muito ligeiramente, nem sei se chega a 200rpm de diferença.

> parece que a noto que lhe custa mais dos 100 km/h para cima. Pode ser que seja a embraiagem a criar cama outra vez porque andei a lixar as 3 pastilhas.


A vela, conto que me vá baixar qualquer coisinha no consumo porque penso que torna a queima mais eficiente.


Abraço

avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 14th 2017, 01:25

SuperBlackbird escreveu:
...
> parece que a noto que lhe custa mais dos 100 km/h para cima. Pode ser que seja a embraiagem a criar cama outra vez porque andei a lixar as 3 pastilhas.
...

Não companheiro, não deve ser as pastilhas da embraiagem...

Pode ser, repito, pode ser, mais disto que faz...

SuperBlackbird escreveu:
...
> Aos 80km/h (velocidade que geralmente viajo)...
...

Andar frequentemente na mesma velocidade, faz "criar cama" nas polie's, quer do variador, quer da que tbm faz de ventoinha de refrigeração (que está antes da correia)(explicado melhor: a outra polie da correia, a que aperta a correia, sem ser do variador propriamente dita).
Andar sempre na mesma velocidade faz criar uma cama, um socalco/desgaste nas polies que apertam a correia, e depois para ultrapassar esse socalco/desgaste demora um pouco mais de tempo...

Mas sim, ela perde um pouco (já perdia antes) entre os 80 e os 85/87 kmh (mediante estado dos roletes tbm, se gastos), mas ganha "nova alma acima dos 90/92kmh fazendo com que as ultrapassagens se tornem menos perigosas!

Ha-de experimentar andar algum tempo "no maximo" (sem qualquer problema, e sem chegar ao corte, pois isso é que faz mal, não é andar a 120kmh que faz mal, é ir muitas vezes ao corte é que faz (chamado red-line)), para ver se ela desenvolve melhor e se as rotações a partir dos 100kmh não são bem menores que era "originalmente"...

Ande mais e depois venha cá dizer à malta a sua opinião novamente ::MFIXE

Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 14th 2017, 06:35

Vou ter atenção a isso...

Os roletes, substitui mas foram uns standard que vinham naquele kit de revisão que já disse anteriormente o que incluía. Já não me lembro é do peso deles e mandei a embalagem fora.
Mas os roletes talvez seja a próxima coisa que tenha que substituir por uma coisa melhor... :)


Só um aparte:
Imagino que não tenha sido sempre assim, mas parece que aqui pelo fórum à exceção do _AXE_ o resto da malta anda um bocado ausente...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 14th 2017, 12:07

SuperBlackbird escreveu:
...
Já não me lembro é do peso deles e mandei a embalagem fora.
...

Se não estou em erro, os pesos de origem são de 10,5gr ou de 11gr... mas posso estar enganado, pois já não me lembro mesmo!

Posso adiantar que, para meter os DrPulley não vale a pena, eu fartei-me de "inventar" com pesos e variadores e molas e tudo o que havia a fazer!!!
Melhor prestação e mais barata é mesmo meter apenas a mola, nada mais que isso vale a pena inventar!

SuperBlackbird escreveu:
...
Só um aparte:
Imagino que não tenha sido sempre assim, mas parece que aqui pelo fórum à exceção do _AXE_ o resto da malta anda um bocado ausente...

Sim, o pessoal quer é encontros e passeios, mas teclar nada ... não existe obrigação nenhuma para que venham cá dizer algo.
Embora que nestes assuntos de "mecânica" e outras coisas mais técnicas sou eu que "entendo" mais, e ficam todos a espera que eu responda ... ::P

Vamos falando e qualquer coisa que precise exponha, e tente, quem sabe um dia destes aparecer num nosso encontro, vai ver que o pessoal é todo fixe ::MFIXE

Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 21st 2017, 17:58

Boas.

Tem razão sim senhor _AXE_...

Tenho andado a estragar as minha médias mas realmente a mota está muito mais solta e chega com muito mais facilidade à velocidade máxima de 120 km/h.

Agora, eu também tenho razão numa coisa. Há uns tópicos atrás não quis ateimar, mas já confirmei uma coisa: a minha mota chega aos 120 as 9500rpm, mas se for uma descida, ela sobe as rotações até encostar o ponteiro nas 10 000 rpm e só aí faz o corte, parece que perde força. A velocidade é que me parece que se passar os 120 é por 1 ou 2 km/h...

A centralina desta mota fica onde? Só para olhar para ela ;))
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 21st 2017, 22:47



Boas... pois há downtowns que andam mais que outras... não sei porquê e ninguém consegue explicar isso !!!

A minha andava muito mais, quando tudo estava "novo" (filtro de ar lavado, correia e roletes novos) chegava por vezes cortar apenas com o ponteiro a bater nos 140kmh... sim e tbm precisava uma descida para embalar.
Normamente, andava nos 130 (e qualquer coisa) a direito e ia ao corte... a 2ªcircular fazia-a sempre a 120/125kmh, sempre!! (excepto nos radares ::)) )

Mas sei de algumas que apenas dão 110/115kmh e daí não passam ...

O que se ganha é efectivamente esse "power" entre os 85/90/95kmh que dá exactamente para poder-mos passar enlatados e camiões com maior facilidade ... quem diz facilidade, diz mais "fora de perigo"... e isso é muito importante para quem anda no dia a dia, ou quem faz alguns passeios pelas Nacionais com frequência!

Suspeito que as centralinas não são todas iguais, ou não vêm todas com a mesma programação... apenas suspeito, pois não se consegue reprogramar estas centralinas (pelo menos cá em portugal)... se fosse de alguma marca "conceituada" , não havia quem andasse já a tentar "crackar" estas centralinas, mas como não são, são apenas Kymco (marca que fez motas para Honda e recentemente para Kawa e Bmw, mas isso pouco interessa... enfim).

Mas para saberes onde fica esta centralina (mais parece um cdi) é na lateral direita, entre os ferros da estrutura e a crenagem, um pouco mais acima, do filtro do ar mas do lado contrario (como disse antes, lado direito).
Se espreitarem apenas vêem o decipador de calor que ela tem agarrado para não derreter com o calor como acontece nas outras marcas de mota (até nas mais conceituadas).


Novamente, aconselho a não andar sempre na mesma velocidade (para pouco consumo) pois nessa zona os pratos do variador e refrigeração desgastam mais depressa, ganhando uma "cama" que faz com que depois a mota desenvolva pouco e ande "sem força".~

Espero ter ajudado mais uma vez com a informação ::MFIXE

Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 22nd 2017, 06:31

Claro que sim _AXE_. Obrigado, sempre disponível e pronto a ajudar.

E será que umas andam mais que outras (quando são diferenças de 5 ou pouco mais km/h) ou será que umas têm mais erro no velocímetro que outras? Já experimentaram quando há encontros?

Já vi que existem chips com regulação para esta mota, por isso deveria ser possível reprogramar o mapa original, mesmo que fosse em bancada como se fazem com as centralinas de última geração que já não permitem via obd.
Mas um cdi não se abre com facilidade pois não?
Vou analisa-lo bem como os fios e a cor deles.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 11:26

SuperBlackbird escreveu:...
... ou será que umas têm mais erro no velocímetro que outras? Já experimentaram quando há encontros?
...

Não, não têm erro, é mesmo verdadeiro e são todas iguais de velocímetro.

Claro que digo isto, porque experimentei em vários encontros e passeios que fizemos!

Normalmente até costumo contar, uma história verídica, com o nosso companheiro HF e com as motas dele... primeiro uma Dealim S3 e depois com DownTown 125cc...
A minha sempre andou mais, e com a Dealim (que diziam que andava a 140kmh e a minha só dava 125/127 de origem) eu até tive receio de andar com os que tinham dealim, pois davam-me uma "abada" ::)) ... Pois, mas no dia que o HF foi entregar a mota a Leiria, ele já a tinha vendido e disse que a ia entregar lá a Leiria e eu acompanhei-o.
Ele ia a frente e não passávamos dos 110kmh (ou pouco mais) e eu até pensei ... que fixe ele vai devagar para não gastar muito na viagem. Até que numa descida, o HF até se inclinou para a frente e já ia no corte, eu apenas ia quase a 120kmh ... aí ele ficou parvo, pois a DownTown andava mesmo mais que as Dealim's. Essas sim têm defeito no Odómetro.
As DownTown (125/300cc) não têm grande desvio, até são das mais certinhas de odómetro ::MFIXE

SuperBlackbird escreveu:...
... Já vi que existem chips com regulação para esta mota, por isso deveria ser possível reprogramar o mapa original
...

Companheiro, tudo o que for "reprogramações" apenas faz o seguinte... andar mais e gastar mais! Não há milagres!!
Antigamente valia a pena kitar, agora estas 125cc não vale a pena mesmo, se está a pensar nisso, tire antes a carta e compre uma 300cc ou 400cc... pois não vale mesmo a pena fazer mais do que já tem ... a mola que meteu é o único Kit que vale mesmo a pena, de resto apenas faz gastar mais gasolina e andar apenas mais 2 ou 3 kmh a mais. Fica com melhor arranque, pode até ficar, e não perder tanto em altas, mas se arranca mais rápido, é porque está a gastar mais gasolina (programação de mapa) e no geral ganha pouco mais!

Tirar a carta que custa cento e tal euros, e subir de categoria para uma 300cc por exemplo, fica a gastar tanto como uma 125 ás mesmas velocidades (parece mentira mas é verdade, são "cagagésimos" de diferença)!


Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 18:56

_AXE_ eu tenho carta...aliás, até tenho carta de mota desde 2004.

E em relação a motas mais potentes, passo a informar o meu histórico:

Yamaha BW50s , Yamaha DT50LC, Honda NX250 (fui estafeta com esta no ano de 1997/98) depois fiz uma pausa nas motas é só voltei a comprar nova mota em 2005. Fui buscar uma Honda CBR 1100XX de 99 que tive 2 anos e troquei posteriormente por uma Honda Varadero 1000 também de 99. Mota esta que acabei por trocar por uma mota de água (Yamaha GPR1200) pela razão que já tinha explicado "de raspão" no tópico das peseiras.

Esta Downtown veio mesmo por questões de economia porque se encaixa perfeitamente no objectivo que pretendo e para matar saudades das 2 rodas, penso que dificilmente volto a comprar mota de maior cilindrada.

Agora, em relação às reprogramações, falei nisso porque eu tenho curso de reprogramação de centralinas e queria ver se alguma das máquinas que possuo conseguiria dar acesso à leitura do mapa de origem. Isto sempre com o objectivo de tornar a mota mais eficiente.
Percebo bem as limitações de um motor 125cc...muito bem já se porta ele...
Mas era só com o objectivo de tentar perceber até onde se poderia ir dentro dos limites...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 19:28



Não me lembrava dessa situação de o companheiro já ter ido outras motas, agora que fala nisso já me lembrei...

Mas é, uma DT300 faz os mesmos consumos que a 125cc, ou mesmo muito semelhante!!!
Pondere adquirir uma 300cc e vai ver que tenho razão...

Não sabia que a sua área era programação programação de centralinas... sendo assim até pode ser uma mais valia para os utilitários de Downtown's ::FIXE

Experimente e depois dê mais uma vez o feed-back ::MFIXE

Eu por acaso tbm queria ver se a mina integra dava para programar, e deve dar, visto que a nova integra e a XadV, tem a mais "modos" que até dão jeito Limitador Velocidade ? 2398105178
Tem alguma informação sobre isso ? Limitador Velocidade ? 3687202404

O importante é que essa sua downtown traga varias alegrias na utilidade que lhe dá ::TUNGAS

Boas curvas
Limitador Velocidade ? 3665667936
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Convidado novembro 23rd 2017, 20:22

Não é a minha àrea _AXE_...muito menos em motas...estou mais à vontade com motores Automovel a diesel com turbo.

É mais um hobby. Vou primeiro informar-me melhor sobre isto, as motas são muito sensíveis...principalmente essas que tem vários modos de regulação de mapas.

Vou dando notícias se houver desenvolvimento neste campo.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Limitador Velocidade ? Empty Re: Limitador Velocidade ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos