Motociclos na inspeção obrigatória este ano
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Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Motociclos na inspeção obrigatória este ano
O Presidente da Direção da ANCIA afirma que o próximo dia 1 de Outubro é a data mais provável para a entrada em vigor da nova legislação. Depois de sucessivos adiamentos, Paulo Areal diz que é, finalmente, a data sugerida na sequência da última reunião com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Do lado dos centros de inspeção, tudo estará a postos no final do primeiro semestre.
Nesta edição de Primavera da ANCIA Magazine, ouvimos os principais responsáveis do setor rodoviário e todos concordam que é um passo na direção certa.
O secretário de Estado da Administração Interna promete criar condições para a concretização deste alargamento das inspeções. O responsável pela Divisão de Trânsito da GNR está convencido que, após algumas reticências iniciais, os proprietários dos veículos agora abrangidos pela obrigatoriedade de inspeção periódica acabarão por entender os benefícios da medida.
Por seu lado, o Presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa defende que se as inspeções são uma forma de melhorar a segurança nas estradas, então não há motivos para deixar de fora nenhum veículo que circule na via pública. Segue-se uma perplexidade transversal aos nossos entrevistados: afinal por que motivo não são abrangidos os veículos como menos de 250cc? Ninguém sabe responder.
Segundo uma primeira projeção, serão cerca de 80.000 os motociclos e quadriciclos abrangidos pela nova legislação, tendo em conta os prazos das inspeções: quatro anos após a primeira matrícula, de dois em dois anos até perfazerem oito e a partir daí anualmente.
Podemos dizer que o legislador não terá sido especialmente ambicioso ao integrar apenas cilindradas superiores a 250cc, cerca de 30% do parque circulante, normalmente o segmento mais «acompanhado», do ponto de vista mecânico, pelos seus condutores.
Diz-nos a experiência que será justamente abaixo da referida cilindrada que poderão estar os maiores problemas em termos de deficientes condições mecânicas e potenciais intervenientes em acidentes. Diz-nos também a experiência que os condutores de motociclos com menos de 250cc poderão ser os mais expostos à questão financeira decorrente das inspeções, por natural alheamento face a um pequeno problema técnico que, não tendo sido resolvido no momento, se agravou e transformou numa reparação mais complicada e, sobretudo, mais cara. E os custos estimados de uma IPO para este tipo de veículos não parecem ser obstáculo de monta ao cumprimento da lei.
Mas, se sobre a atrás referida importante lacuna, pouco mais há a dizer, o mesmo não se passa quanto à entrada em campo dos quadriciclos, estes sim quase vitais em termos de segurança rodoviária.
Utilizados sobretudo por condutores de um grupo etário elevado, que não necessitam de carta de condução, têm proliferado por essas estradas fora, até mesmo pelas mais estreitas e sinuosas, onde a (falta de) rapidez de ação e decisão pode significar um acidente.
Aplauda-se pois o maior controlo sobre este tipo de veículos, com as inspeções a poderem ser disciplinadoras em termos de controlo técnico.
Fonte:ANCIA
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Mais um magnifico post, após tanta polémica sobre as inspecções, estou a ver que já se resolveram.
Eu sou a favor destas inspecções, desde de que sejam feitas correctamente, é que andam ai muitas motos e outros veiculos de 2 rodas que vala-me Deus..
Agora continuo com o mesmo dilema, porque é que os ciclomotores não vão à inspecção ?
Ninguém fala dos famosos "mata velhos"...
Fica a minha opinião.
Eu sou a favor destas inspecções, desde de que sejam feitas correctamente, é que andam ai muitas motos e outros veiculos de 2 rodas que vala-me Deus..
Agora continuo com o mesmo dilema, porque é que os ciclomotores não vão à inspecção ?
Ninguém fala dos famosos "mata velhos"...
Fica a minha opinião.
Convidado- Convidado
Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Continuo a não acreditar
O Estado está a precisar de dinheiro para pagar a divida, mas ... não sei
O que efectivamente faz confusão é que as motas que poluem e fazem estragos são as motas mais velhas (como diz o texto) mas digo eu que essas são precisamente as que não vão às inspecções .... ficam livres
Se é para inspeccionar, deve de se inspeccionar tudo o que é 2 rodas com motor. (ponto!)
A ver vamos, mas eu não tenho problemas com isso
Boas curvas
O Estado está a precisar de dinheiro para pagar a divida, mas ... não sei
O que efectivamente faz confusão é que as motas que poluem e fazem estragos são as motas mais velhas (como diz o texto) mas digo eu que essas são precisamente as que não vão às inspecções .... ficam livres
Se é para inspeccionar, deve de se inspeccionar tudo o que é 2 rodas com motor. (ponto!)
A ver vamos, mas eu não tenho problemas com isso
Boas curvas
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Continuo a defender o mesmo.
Se são obrigatorias só deveriam ser pagas em caso de falha nas inspeções.
ISTO É. ROUBO.
Tenho dito
Se são obrigatorias só deveriam ser pagas em caso de falha nas inspeções.
ISTO É. ROUBO.
Tenho dito
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Motos com inspecção obrigatória a partir de Outubro
A medida aplica-se a veículos com cilindrada superior a 250 cm3 e deve custar 12,50 euros mais IVA.
A inspecção obrigatória a motos vai avançar já em Outubro. A medida aplica-se a veículos com cilindrada superior a 250 cm3 e deve custar 12,50 euros mais IVA.
A informação é avançada pelo “Jornal de Notícias”, que cita Paulo Areal, presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA).
O mesmo responsável acrescenta que está em conversações com o Governo para estender as inspecções a todos os veículos de duas e três rodas, tractores e máquinas industriais. O sector pede ainda mexidas nos automóveis e quer que revisão sempre que haja mudança de dono.
Fonte do Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas afirmou que a extensão de inspecção às cilindradas mais baixas "está a ser estudada, valendo a pena ser analisada com mais cuidado".
Segundo a ANCIA, nos Açores a obrigatoriedade de inspecção a todos os motociclos existe desde 20014, tendo-se verificado uma diminuição da sinistralidade.
Mas o sector pede ainda outras alterações: revisão sempre que haja mudança de dono e a última inspecção tenha sido realizada há mais de três meses; inspecção extraordinária em caso de acidente sempre que se apresentem danos estruturais nos veículos ou ainda uma inspecção anula obrigatória para controlo de gases poluentes.
Fonte:RR
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Já estava calculado...+ dia - dia iam acontecer.
Lá vamos nós entrar com mais €€€€ !!
Lá vamos nós entrar com mais €€€€ !!
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Não acho muito mal, apenas deveria estender-se a partir dos 50cc, que até são as que mais precisavam de ser inspecionadas! E é mais um impostozito para tentar aumentar as receitas do Estado para os políticos desbaratarem...
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
E para quando uma inspeção obrigatoria para as bicicletas.
Tambem andam nas estradas...e quanto às emissões poluentes, inspecionavam-se os condutores.
Tambem andam nas estradas...e quanto às emissões poluentes, inspecionavam-se os condutores.
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Continuo ainda a não acreditar, visto que a UE apenas diz que obrigatório é só no ano de 2020
Depois tbm acho que todos, mas todos os veículos de 2, 3 ou mais rodas com motor devieram ser inspeccionados periodicamente, mas todos sem excepção !!
Mas claro que as taxas seriam bem menores
Eu não me importo de la passar PERIODICAMENTE (pagando pouco de taxa) com a minha para saber se concordam, em eu andar assim com a minha mota (transformada ou não) e se esta nos "conformes" para andar na estrada...
Todos sabemos, que há muitas que não estão, assim tão nos "conformes" para poderem andar nas nossas mer&%$ de estradas... podem cair e partir uma perna, e isso e prejuizo para o estado português
Todos sabemos que isto e maioritariamente para o estado arrecadar mais uns trocos...
enfim...
Boas curvas
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
De facto que a UE diz que só é obrigatória no ano de 2020, mas não podemos esquecer que desde de 2012 (salvo erro) que, nos Açores mais propriamente em São Miguel que há inspecções.
Só posso concordar com o facto de todos os motociclos deviam ser inspeccionados, pois como todos nós sabemos há umas que andam a circular sem segurança nenhuma.
Sobre alterações nos motociclos/scooters, sou a favor desde que, essa alterações sejam para melhorar a nossa segurança, seja ela passiva ou activa.
Só mais uma coisa, acho que deviam abragir as 50 e 125 cc e os famosos "mata velhos", porque os mesmos também circulam...
Só posso concordar com o facto de todos os motociclos deviam ser inspeccionados, pois como todos nós sabemos há umas que andam a circular sem segurança nenhuma.
Sobre alterações nos motociclos/scooters, sou a favor desde que, essa alterações sejam para melhorar a nossa segurança, seja ela passiva ou activa.
Só mais uma coisa, acho que deviam abragir as 50 e 125 cc e os famosos "mata velhos", porque os mesmos também circulam...
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
E que tal inspeções á vias de circulação?
Porque é que os condutores são sempre os principais culpados da sinistralidade?
Porque é que os condutores são sempre os principais culpados da sinistralidade?
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
jiujiman escreveu:E que tal inspeções á vias de circulação?
Porque é que os condutores são sempre os principais culpados da sinistralidade?
Concordo contigo
Boas curvas
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Em comunicado, a Federação de Motociclismo de Portugal deixa clara a sua posição oficial sobre o tema das inspeções a motos.
Depois das notícias vindas a público recentemente, que davam como certo a entrada em vigor das inspeções para motos já a partir de outubro, baseadas tão somente nas declarações de um representante da associação de centros de inspeção e sem se encontrarem assentes em nada mais do que a busca de lucro para o seu ramo de atividade, alegando os falsos pressupostos da “segurança” quando todos sabemos que o seu único objetivo são os euros, a Federação de Motociclismo de Portugal acaba de emitir um comunicado onde esclarece a sua posição sobre este tema, e que passamos a reproduzir na íntegra:
“A FMP sempre esteve atenta ao desenrolar do assunto das inspecções das motos, fazendo atempadamente chegar aos organismos que tutelam a matéria pareceres que julga imprescindíveis para que, a acontecerem, as inspecções representem de facto uma mais valia para a prática do motociclismo.
A Direcção da FMP está consciente do que representa a implementação desta medida para este sector de transporte individual tão sensível e tão dado a tomadas de posições radicalizadas; por isso, tem mantido toda a serenidade no tratamento do tema e estranha as notícias vindas a público emanadas por um organismo directamente interessado do ponto de vista económico na matéria quando, a ser verdade que iremos ter inspecções para motos já em Outubro, deveria ser alguém representante do governo a tornar pública a notícia.
Temos assim, por enquanto e sem outros dados que iremos procurar, grandes dúvidas que hajam inspecções a motos a partir de Outubro próximo.
A FMP está a procurar respostas sobre a veracidade desta notícia junto das instituições oficiais responsáveis sobre esta matéria, até porque recentemente este assunto ficou pendente em Bruxelas até 2022; ou seja, até esse ano não haverá norma europeia em que os países membros se possam basear para implementar de uma forma cuidadamente harmonizada as inspecções às motos.
Declaramos o nosso apoio institucional ao alargamento das inspecções às motos, porque acreditamos que se forem devidamente regulamentadas e na prática bem concretizadas (isto sim é que importante acontecer), representarão uma mais valia para a prática do motociclismo. Mais, acreditamos que este sector de negócio (Centros de Inspecção) deveria no futuro ser de algum modo responsabilizado pelo trabalho executado.
Depois, se queremos ser considerados e respeitados como motociclistas e utentes da estrada também temos de cumprir com aquilo a que outros são obrigados, nomeadamente os automobilistas; e aqui partilhamos certamente com o sector e utentes das 4 rodas as preocupações relacionadas com as inspecções periódicas.
Assim, estamos atentos ao desenrolar dos acontecimentos e prontos a intervir junto de quem de direito se assim se justificar.
Aguardamos noticias oficiais sobre esta matéria, as quais serão tornadas públicas nos nossos meios de comunicação e através de comunicado para a imprensa em geral”.
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
Estes gajos são mais paistas que o papa
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Re: Motociclos na inspeção obrigatória este ano
jiujiman escreveu:Estes gajos são mais paistas que o papa
"Paistas" ???
Papistas, querias tu escrever/dizer, não!?
O teu teclado esta como o meu
Depois edita e apaga-se este meu comment
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