Tradutor
EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens
Setembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário


Aumentar a vida útil dos pneus

Ir em baixo

Aumentar a vida útil dos pneus

Mensagem  Convidado em Janeiro 6th 2016, 18:40

Como aumentar a vida útil dos pneus da sua moto


Os pneus são componentes importantes no desempenho da moto e na segurança do motociclista. Eles possuem uma vida útil que varia de acordo com o tipo de pneu e de moto, mas muitas vezes acabam sendo esquecidos pelos seus proprietários. Seguindo algumas dicas e cuidados básicos é possível aumentar de forma significativa a durabilidade e a vida útil dos pneus, bastando tomar alguns cuidados. Confira!

Calibragem Correta
Os pneus são os únicos pontos de contato da moto com o solo e a calibragem impacta diretamente na durabilidade dos próprios pneus, no consumo de combustível e na segurança do motociclista e deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante da moto. A primeira regra é ler o manual, onde estão as informações sobre a calibragem correta, que deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Além disso, no manual são encontradas algumas particularidades específicas em relação ao pneu que podem comprometer o desempenho da moto. Algumas motocicletas têm um adesivo, normalmente na lateral, onde pode ser encontrada a calibragem correta de acordo com o peso que a moto vai transportar.

A hora certa de trocar os pneus
A maioria dos fabricantes de motocicletas indicam que os pneus durarão cerca de 10 mil km nas motos esportivas, enquanto que nas motos custom devem rodar cerca de 12 mil km. Mas muitos fatores podem aumentar ou diminuir o tempo de uso e o desgaste, como a forma de conduzir a moto, o tipo de piso e ocorrências que provocam bolhas e cortes.
Para saber a hora certa de trocar os pneus é preciso ficar de olho no indicador que é conhecido pela sigla TWI (Tread Wear Indicador). É uma pequena saliência que fica localizada entre os sulcos dos pneus e serve como indicador de desgaste da banda de rodagem. Quando os sulcos dos pneus atingirem a profundidade de 1,6 mm, o que é indicado pelo TWI, significa que está na hora de trocar os pneus. Também é importante ficar de olho no desgaste dos pneus porque, conduzir um veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança e esta sujeita a multa e retenção da moto.
Na hora de trocar os pneus fuja de montagens manuais de curiosos não habilitados e que não tenham equipamentos adequados. Uma montagem inadequada pode danificar o pneu (friso de aço lateral) e comprometer a segurança do motociclista. Portanto, para garantir a qualidade, opte pela montagem por empresas especializadas.

Escolha o pneu certo
Nunca use um pneu que não seja adequado para o seu tipo de moto. Muitos motociclistas fazem uso de outros pneus para valorizar a estética ou preços mais baixos, mas isso acaba comprometendo a segurança, a durabilidade dos pneus, o consumo de combustível e o desempenho da moto.

De olho nas jantes
Além de ter o pneu certo, é importante que as jantes passem por uma análise rotineira e um balanceamento, assim é possível acompanhar o desgaste e prevenir imprevistos na estrada. As jantes são importantes componentes da moto que interferem na segurança do motociclista, na durabilidade dos pneus e no desempenho da moto, portanto, também dever receber especial atenção e nunca devem ser trocadas por outras diferentes das especificações do fabricante da motocicleta. O mesmo vale para as câmaras de ar, que vêm sendo gradativamente eliminadas com a opção cada vez maior pelos pneus sem câmaras. Elas devem ser específicas para cada roda e pneu.

Fonte. Viagem de moto

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum