Teste Honda CB500X - Para todo o serviço
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Teste Honda CB500X - Para todo o serviço
Muito ergonómica, consegue ser amigável para as estaturas mais baixas devido a um assento bem desenhado e estreito, mas ainda assim bastante confortável, que ainda confere espaço suficiente para acomodar condignamente condutor e passageiro, mesmo os de maior estatura. A posição de condução elevada também é uma mais-valia no meio do trânsito.
Muito suave, de motor, de caixa, de suspensões, de travões e de “feeling”, a CB500X tem a mesma base das CBR500 e CB500F (clique aqui para ver o teste) que confere uma enorme confiança, mesmo aos menos experientes. Difere delas, sobretudo na suspensão, mais polivalente, e no estilo aventureiro. É uma moto que é maior do que a soma das suas partes, e muito mais interessante do que a sua ficha técnica possa à partida parecer, sendo capaz de agradar mesmo a condutores experientes.
Muito económica, tanto na aquisição como nos consumos, para os quais a marca reclama valores inferiores a 4 litros, e que mesmo em caso de abuso dificilmente chegam aos 5 litros aos 100km, este “restyling” inclui o aumento da capacidade do depósito de combustível para uns confortáveis 17,5 litros que proporcionam autonomias que podem chegar a rondar os 500km.
O motor responde com prontidão e sem vibrações, a caixa de velocidades é suave e precisa, os travões são eficazes e muito doseáveis na sua actuação, e a suspensão é firme mas confortável, com a nova forquilha Showa de 41mm de diâmetro regulável em pré-carga a dar um excelente contributo para uma melhoria do desempenho dinâmico desta nova versão.
Os 140mm de curso da suspensão são uma bênção quando nos aventuramos por maus caminhos, seja o piso degradado das nossas cidades, seja em algum passeio pelo campo, onde se pode desfrutar de uma distância livre ao solo de 170mm, muito conveniente para passar alguns obstáculos.
Em estrada aberta, a CB500X oferece um comportamento exemplar a todos os níveis. O motor, apesar de estar homologado para carta A2, tem potência suficiente para negocial qualquer traçado em ritmos bastante interessantes, com toda a ciclística a conferir uma grande confiança na negociação das curvas e nas travagens. Numa condução calma, a sexta velocidade revela-se suficientemente potente para evitar frequentes passagens de caixa, e garante sempre uma resposta aceitável, mesmo a baixos regimes.
A protecção aerodinâmica é muito boa, tendo sido melhorada nesta nova versão, com um novo ecrã 10 centímetros mais alto.
A iluminação sofreu uma grande melhoria, sendo agora integralmente em LED, e até a manete do travão já tem afinação.
Tendo em conta o seu preço tão simpático, desculpa-se o facto de não vir equipada de fábrica com protecções de punhos nem com descanso central.
O que não se desculpa é o guiador, um pouco estreito e baixo demais para uma utilização de aventura, e demasiado fino, transmitindo para os pulsos e para as manetes, de forma amplificada, as vibrações causadas por impactos mais violentos com as irregularidades do piso.
Para resumir, a CB500X é uma moto prática que oferece uma grande polivalência de utilização. Da utilização diária urbana a umas viagens de férias ou umas escapadelas de fim-de-semana, esta Honda mostra-se muito competente em todos os aspectos.
E não sendo uma moto vocacionada para o fora de estrada, se se evitaram pisos mais macios ou demasiado agrestes, conseguem-se umas boas incursões pelo campo. Obviamente que os seus quase 200kg de peso obrigam, nesse caso, a algum bom-senso.
fonte;andar de moto
Muito suave, de motor, de caixa, de suspensões, de travões e de “feeling”, a CB500X tem a mesma base das CBR500 e CB500F (clique aqui para ver o teste) que confere uma enorme confiança, mesmo aos menos experientes. Difere delas, sobretudo na suspensão, mais polivalente, e no estilo aventureiro. É uma moto que é maior do que a soma das suas partes, e muito mais interessante do que a sua ficha técnica possa à partida parecer, sendo capaz de agradar mesmo a condutores experientes.
Muito económica, tanto na aquisição como nos consumos, para os quais a marca reclama valores inferiores a 4 litros, e que mesmo em caso de abuso dificilmente chegam aos 5 litros aos 100km, este “restyling” inclui o aumento da capacidade do depósito de combustível para uns confortáveis 17,5 litros que proporcionam autonomias que podem chegar a rondar os 500km.
O motor responde com prontidão e sem vibrações, a caixa de velocidades é suave e precisa, os travões são eficazes e muito doseáveis na sua actuação, e a suspensão é firme mas confortável, com a nova forquilha Showa de 41mm de diâmetro regulável em pré-carga a dar um excelente contributo para uma melhoria do desempenho dinâmico desta nova versão.
Os 140mm de curso da suspensão são uma bênção quando nos aventuramos por maus caminhos, seja o piso degradado das nossas cidades, seja em algum passeio pelo campo, onde se pode desfrutar de uma distância livre ao solo de 170mm, muito conveniente para passar alguns obstáculos.
Em estrada aberta, a CB500X oferece um comportamento exemplar a todos os níveis. O motor, apesar de estar homologado para carta A2, tem potência suficiente para negocial qualquer traçado em ritmos bastante interessantes, com toda a ciclística a conferir uma grande confiança na negociação das curvas e nas travagens. Numa condução calma, a sexta velocidade revela-se suficientemente potente para evitar frequentes passagens de caixa, e garante sempre uma resposta aceitável, mesmo a baixos regimes.
A protecção aerodinâmica é muito boa, tendo sido melhorada nesta nova versão, com um novo ecrã 10 centímetros mais alto.
A iluminação sofreu uma grande melhoria, sendo agora integralmente em LED, e até a manete do travão já tem afinação.
Tendo em conta o seu preço tão simpático, desculpa-se o facto de não vir equipada de fábrica com protecções de punhos nem com descanso central.
O que não se desculpa é o guiador, um pouco estreito e baixo demais para uma utilização de aventura, e demasiado fino, transmitindo para os pulsos e para as manetes, de forma amplificada, as vibrações causadas por impactos mais violentos com as irregularidades do piso.
Para resumir, a CB500X é uma moto prática que oferece uma grande polivalência de utilização. Da utilização diária urbana a umas viagens de férias ou umas escapadelas de fim-de-semana, esta Honda mostra-se muito competente em todos os aspectos.
E não sendo uma moto vocacionada para o fora de estrada, se se evitaram pisos mais macios ou demasiado agrestes, conseguem-se umas boas incursões pelo campo. Obviamente que os seus quase 200kg de peso obrigam, nesse caso, a algum bom-senso.
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