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Filtros de ar desportivos

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Filtros de ar desportivos  Empty Filtros de ar desportivos

Mensagem  Convidado fevereiro 24th 2016, 09:08





Filtros de ar desportivos para motos.

Filtros de ar desportivos  Vfgzeh

A troca de um filtro de ar da moto pode fazer algumas diferenças, inclusive nos custos de manutenção. Um filtro de ar desportivo, normalmente custa aproximadamente 2 vezes o preço de um filtro de ar normal, as vezes pouco mais ou menos, mas seu uso compensa a longo prazo, uma vez que os filtros de ar desportivos são laváveis, não requer substituição. A marca mais conhecida é a K&N.
Nas motos com injeção eletrônica o uso de filtro de ar esportivo não requer nenhuma regulagem, basta substituí-lo pelo original. Já nas motos carburadas, pode ser necessário alguma regulagem para equalizar a entrada maior do fluxo de ar.
Nessa matéria todos os comentários são focados no uso do filtro de ar esportivo em motos com injeção eletrônica, ok?
Para começar a conhecer melhor os filtros de ar esportivos, é primeiro necessário entender algumas particularidades dos motores, afinal o filtro de ar esportivo tem como finalidade, além de gerar futuras economias (com a sua não substituição),  melhorar o desempenho do motor.
No motor o fator que limita o desempenho da potência é a mistura ar/combustível, então para um motor ter mais potência, precisamos aumentar inicialmente a entrada de ar dele. Como já deve ser de conhecimento de todos, o motor funciona pela queima de combustível, ou seja, ar/gasolina.
Um fato curioso, é que a maioria dos sistemas de I.E. (Injeção Eletrônica) trabalham com uma margem de “folga”, eles tem a capacidade de fornecer proporcionalmente mais combustível do que o ar que o motor (até então original) consegue admitir.
Se você conseguir fazer com que o motor admita uma quantidade um pouco maior de ar, a própria I.E. dele (original) vai sim dar conta do recado mantendo a mistura correta, logo o motor vai ganhar mais potência, sem precisar fazer o remapeamento de chip, afinal como explicado acima, a I.E. manda mais combustível do que o motor aspira de ar, logo quando colocamos um filtro de ar esportivo a própria I.E. mantém a mistura ar/combustível correta, então não é necessário fazer mais nada além do filtro de ar.

Filtros de ar desportivos  Hvnces
Filtro de ar original e desportivo da moto Honda Transalp.

O uso de filtro de ar é obrigatório para o bom funcionamento da moto/motor, visto que sem o mesmo entraria poeira, iria lhe gerar um prejuízo enorme, por isso, não é aconselhável retirar o filtro de ar, para que tenha mais entrada de ar no motor e tecnicamente mais potência. O aconselhável, para aqueles que buscam melhorar um pouco a performance da potência da moto, é o uso de um bom filtro de ar desportivo. Mas, salientamos que essa melhoria de performance é pequena, não mais que 3% e na maioria das vezes não perceptível pelo piloto, ao menos para aqueles que usam suas motos, principalmente, para viagens. Outro benefício que pode ocorrer é uma pequena economia no consumo de combustível.
Conforme o modelo da moto a troca do filtro de ar é bastante trabalhosa, podendo ser necessário além de desmontagem de parte da carenagem, a retirada do tanque de combustível. É aconselhável sempre consultar o seu mecânico de confiança.



Fonte: RockRiders
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Filtros de ar desportivos  Empty Re: Filtros de ar desportivos

Mensagem  Convidado fevereiro 24th 2016, 23:38

Bom tópico, mais uma vez, Morgas,::PALMAS ::PALMAS

Já agora, poderia aproveitar para relatar o meu caso recente. Mudei o filtro de ar da minha DT 300i ABS para um BMC lavável recomendado para o modelo desta scooter no final Novembro passado.
Pois tive alguma desilusão...
Por um lado sei, e já sabia que em cerca de 4 revisões (20.000 km na minha DT) fica amortizado.
Mas o aumento de performance é quase imperceptível para mim (poderá no caso das 125 cc notar-se mais que na minha 300 cc ?); talvez quando aperto bem o punho do acelerador possa sentira o motor mais cheio, mas nada muito evidente.
Até aqui tudo bem, e sem grande surpresa...
Mas quanto ao consumo é que nunca esperei que aumentasse tão significativamente!!! Já fiz 4 depósitos e confirmo que para as condições idênticas, poderá ter aumentado cerca de 10%.
Antes, em 6.000 km feitos por mim nunca tinha ultrapassado o consumo de 4,0 l/km, excepto uma vez que fiz alguma AE prego a fundo durante várias vezes para soltar mais o motor (comprei a DT usada, 6 meses e 10.800 km, e percebi que o anterior dono não acelerava muito, embora fizesse 100 km/dia, Setúbal-Lx-Setúbal, 5 dias da semana).
A média geral total para esses 6.000 km que eu fiz foi 3,7 l/100 km.
Pois nos 4 depósitos que fiz depois de colocar o filtro BMC fiz médias de depósito;  4,0 ; 4,3; 4,0 e 4,3 l/100 km para condições relativamente idênticas.
Só neste último passeio a Mora-Arraiolos é que baixou o consumo. Em 300 km fez 3,52 l/100 km, mas essa baixa pode dever-se (e eu aposto em parte nisso) ao facto de ter colocado antes deste passeio uma vela iridium, e além disso, nestes passeios a velocidade  habitual é da ordem dos 90 km/h (muito abaixo do que eu ando sózinho) e a essa velocidade a DT 300i gasta claramente pouco. Noutros passeios parecidos, com o filtro normal chegava-me a fazer médias de viagem entre 3,0 e 3,3 l/100km, o que também significa um acréscimo para agora de perto de 10%.
Ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, mas não vi outros companheiros queixarem-se do aumento de consumo devido á troca para um filtro lavável BMC??...
E por agora é tudo.
Abraços e boas curvas
::MAXI
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Filtros de ar desportivos  Empty Re: Filtros de ar desportivos

Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 00:35



Aposto que as médias vão estabilizar no que já era, e aoosto que se o companheiro ICE meter o filtro normal agora neste instante irá notar um pouco de diferença no desenrolar da maxi.

Tal como diz no tópico inicial, excelentemente criado pelo companheiro Morgas, a diferença é quase imperceptível aos utilizadores mas faz melhorias na performance e potência .

Outra coisa que acontece é também que, a sua máquina tem "como que em memoria" um tipo de combustão (devido ao tempo e quilômetros feitos com o filtro antigo/original) e que com o tempo irá "automatizar" um novo tipo de combustão devido a ter esse novo filtro!

Já agira faça uma coisa que por vezes deve ser feita...
Ligue a sua máquina e deixe-a a trabalhar ao relantin durante 10min sozinha sem qualquer tipo de aceleração, vai ver que se lhe pegar depois sente uma melhor resposta.... quem sabe se a centralinga não alinha o "melhor grafico" de potência /consumo com isso.

E para que tenha uma melhor resposta, para que tenha um motor com maior esforço o que é gastar mais 0,algo aos 100km ... o que é isso de sigificativo...

Bos curvas
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Filtros de ar desportivos  Empty Re: Filtros de ar desportivos

Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 13:07

Acho muito difícil,  para não dizer impossível,  que esse incremento no consumo se deva quer à vela quer ao filtro de ar. Mas isso dos consumos depende de tantas variáveis que nunca se consegue aferir as pequenas variações. Temperatura,  pressão dos pneus, tipo de percurso, carga, acelerações,  etc.
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Filtros de ar desportivos  Empty Re: Filtros de ar desportivos

Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 16:07



Ainda acrescentaria aí.... vento, transito e top-case ... pode ser tanta coisa...


Boas curvas
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Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 16:37

E outras que tais.
E o filtro de ar pode, no limite, deixar entrar mais ar pela borboleta de admissão mas a gasolina que entra é a mesma. Esqueçam lá isso da centralina se adaptar. E para que um filtro desse mais rendimento tinham também que mexer na exaustão.
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Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 16:44

fantasma do lençol escreveu:E outras que tais.
E o filtro de ar pode, no limite, deixar entrar mais ar pela borboleta de admissão mas a gasolina que entra é a mesma. Esqueçam lá isso da centralina se adaptar. E para que um filtro desse mais rendimento tinham também que mexer na exaustão.

Fantasma...
Se metes um filtro diferente do original pode acontecer 2 coisas ... ou entra mais ar, ou entra menos ar, nunca é igual ao original.

Imaginemos que às 5mil rpm tem um fluxo de ar maior ... se entra mais ar pode entrar mais gasolina para "compensar"
Mas estamos a falar de coisas muito reduzidas ...
Mesmo essas coisas reduzidas/mínimas, faz alterar o Co e como tal a centralina recebe sinal de que tem melhor ou pior Co e altera o fluxo de gasolina ... como sabes agora não é tão linear a entrada de gasolina com a entrada de ar ... sendo um cabo a "puxar para abrir borboleta e abrir torneira"... ::NOP
Tem lá umas valvulas que podem "adaptar" ao gosto de cada aceleradela :XD

Boas curvas
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Filtros de ar desportivos  Empty Re: Filtros de ar desportivos

Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 16:50

Tudo isso é muito bonito e eu percebo o que dizes mas estamos a falar de motos em que não acredito sequer que se possa fazer chegar mais gasolina à câmara de combustão. 
Por outro lado já vi diversos testes em carros porreiritos onde se alterou o filtro de ar para um de rendimento e foi testado em banco de potência. A conclusão em todos os casos é que a potência se mantinha, ou mesmo diminuía derivado a uma maior presença de ar na mistura.
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Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 16:53

_AXE_ escreveu:
Já  agira faça uma coisa que por vezes deve ser feita...
Ligue a sua máquina e deixe-a a trabalhar ao relantin durante 10min sozinha sem qualquer tipo de aceleração, vai ver que se lhe pegar depois sente uma melhor resposta.... quem sabe se a centralinga não  alinha o "melhor grafico" de potência /consumo com isso.



Caso seja arrefecimento a Seco deve-se fazer esta operação?

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Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 16:55

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Filtros de ar desportivos  Empty Re: Filtros de ar desportivos

Mensagem  Convidado fevereiro 25th 2016, 22:37

Morgas escreveu:

Caso seja arrefecimento a Seco deve-se fazer esta operação?


Todas as que têm centralinas e de injecção, as de carburador pouco ou nada faz este tipo de procedimento.



@ Fantasma do lençol, existem diferenças entre carros e motas no que está relacionado em filtros de ar.

Primeiro que tudo, é a própria cilindrada, depois nos carros apenas existe um filtro para os normais 4 cilindros (ou mais) enquanto que nas de 1 e apenas 1 filtro para um cilindro.

Repito que a relação é mínima, mas existe sempre alguma diferença entre filtros normais e de "competição".
Repito que não foi só, única e exclusiva responsabilidade do filtro de ter aumentado o consumo da Maxi do ICE, mas pode ter sido apenas um pouquinho...

Normalmente as centralinas memorizam por alguma tempo as definições que lhes são enviadas e que com elas "transmite" ao resto do sistema ("por média"). se houver algo que lhes faça alguma alteração, elas irão aos poucos ( média a média) regularizando todo o sistema. Pode até por vezes durar dias/semanas até voltar ao "normal".

Há casos, que (havia mais antigamente, mas ainda há certamente) de motas que são metidas e afinadas em bancos de ensaios e que passado umas voltinhas e uns minutos a acelerar, que esses "dados inseridos" ficam super alterados precisamente (muitas das vezes) devido a ter filtros com demasiada capacidade de ar a entrar no colector de admissão.
Cheguei a assistir alguns mecânicos amigos que bastava fechar mais a entrada de ar que a moto ficava mais tempo "afinada".

Mas lá está, não é a razão de um consumo maior assim tão tão, mas tudo pode fazer a diferença.... tudo daquilo que já foi apontado como possíveis causas serão mais provaveis que apenas o filtro e vela...

Ficam aqui mais uns meus 5Cent's

Boas curvas
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Mensagem  Convidado abril 16th 2016, 03:39

Há uns tempos atrás também coloquei na minha DT 125 um filtro de ar igual ao do ICE.

Notei logo 3 coisas diferentes em relação ao filtro original:

  1. O motor demora bastante mais tempo a aquecer, sobretudo nos dias de mais frio. Penso que isto se deve à generosa superficie de filtração deste filtro. Enquanto o filtro original é quase uma "janelinha" dentro da caixa do filtro na 125, já na 300 essa janela é maior e no filtro BMC é toda a área da caixa do filtro.;
  2. Os consumos aumentaram. Normalmente ando com o meu filho à pendura para o levar/buscar à escola, em percursos pequenos e com bastantes subidas/descidas (coisas que não falta aqui por Sesimbra). Antes de ter colocado o filtro, os consumos andavam entre os 3,2-3,6L/100Km e, depois de ter colocado este filtro não consigo gastar menos de 4L/100Km (nas mesmas condições);
  3. Poderá ser sugestão minha, mas o motor parece responder melhor em toda a gama de rotações, mas esta melhor resposta não é nada de extraordinário... tem um despacho um pouco melhor, acompanhado por um som emitido pelo escape um pouco mais rouco... mas como digo, é pouca coisa.

Desde que coloquei o filtro já fiz mais de 1000kms pelo que já seria tempo mais do que o suficiente para toda a electronica se adaptar ao novo filtro... e se calhar já se adaptou e optou por gastar um pouco mais de gasolina... um pouco ao estilo "Haaa queres que gaste mais ar??? Então gasta tu também mais um pouco de gasolina!"

Só para dar uma ideia da coisa, de manhã quando vou levar o miudo à escola, ao chegar à mota coloco-a a trabalhar enquanto ponho o capacete e calço as luvas e espero que o miúdo faça o mesmo, guardar as coisas do miúdo na "bagageira", etc... devo demorar uns 4 ou 5 minutos nestas tarefas. Depois, para sair da vila apanho com uma subida de cerca de 2,5Km - com diferentes inclinações, mas é sempre a subir - e só quando chego à escola do miúdo é que o motor chega à temperatura normal de funcionamento... 7kms depois.
Os meus quase 100Kg, somados a uns 40Kg do miúdo, somados a "pequenos percursos", somados a sucessivas subidas não contribuem em nada para grandes poupanças de combustível mas, com o filtro original gastava menos.
De qualquer forma, o aumento do consumo ronda o 0,5L/100Kms, que traduzido em €€€ dará uns 70cts (mais ou menos)... não creio que seja isso que me leve à falência.
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